Por Renata Gueresi>>

A comunicação não pode ser pensada somente para o público externo, pois o seu cliente interno é tão essencial quanto o externo.

Fonte: pixabay.com

Quando trabalhamos em cargos de liderança, coordenando equipes, sempre existirá o desafio de se comunicar com todos os envolvidos de maneira a transmitir a mensagem correta e saber que ela foi codificada da maneira esperada, pois caso contrário os objetivos estabelecidos não serão alcançados. Assim como realizar ações de integração e motivação.

Na empresa em que trabalho, o planejamento estratégico é formado por ciclos de 5 anos, e atualmente estamos finalizando o segundo ciclo, o qual iniciou em 2013, ano em que as ações foram totalmente voltadas para o colaborador.

Naquele ano foram desenvolvidos treinamentos e palestras sobre postura, liderança, motivação no trabalho, administração do tempo, ferramentas da qualidade, entre outras.

Além disso, algumas ações foram voltadas para aproximar os colaboradores mais operacionais do nível estratégico da instituição, no nosso caso, os nossos Superintendentes. Para tanto, se realizou mensalmente, no período de 1 ano, o “Café com a Direção”, em que um grupo de colaboradores, de diversos setores, era convidado a tomar um café com eles e assim poder interagir entre si, conhecer e se aproximar da direção e, ainda, poder dar sugestões de melhoria para o seu ambiente de trabalho.

Outra ação super bacana foi o “Aniversariantes do Mês”, onde inicialmente realizamos o evento todos os meses, e desde 2016 ele passou a acontecer trimestralmente. Neste evento os aniversariantes do período são convidados a participar de uma “festa” onde existe um espaço para fotografias, com adereços e decoração, e é cantado o parabéns para você (claro, este não pode faltar), todos comem bolo e tomam refrigerante e no final é feito um sorteio de presentes, que são entregues pelo próprio Superintendente Administrativo. Este é um evento bem animado, que já é realizado há 3 anos e todos os colaboradores adoram. É singelo, mas toda pequena ação voltada exclusivamente para o colaborador já faz diferença.

Então, como eu havia iniciado o texto hoje, a comunicação interna que é realizada ao colaborador faz muita diferença no posicionamento que sua empresa deseja alcançar, pois um colaborador motivado e integrado às ações do seu planejamento vai realizar as suas tarefas de maneira mais produtiva, vai se sentir valorizado e estará engajado em alcançar as metas estabelecidas.

Por menor que pareça uma ação, ela sempre fará a diferença para quem está todos os dias atendendo seus clientes e “suando” a camisa. Lembre-se, um bom planejamento estratégico é executado pelo “chão de fábrica”, ou seja, não adianta termos excelentes estratégias, bem definidas, se elas não estão disseminadas e, principalmente, se quem deve executá-las não está comprometido.

Planejamento estratégico é trabalho em equipe. Para ter uma equipe engajada ela deve ser estimulada a novos desafios e sempre ser motivada.

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