Por Marcus Vinícius Souza >>

Faz sete meses que os sites de compra coletiva entraram no Brasil e já estão conquistando o consumidor e as empresas.

Esse serviço nasceu nos EUA, no ano de 2008, tendo como empresa pioneira o GrupOn, presente em 26 países e com expectativa de faturamento anual estimado em US$ 500 milhões para este ano.

Neste formato de compra, são oferecidos cupons de descontos de até 90% em produtos e serviços diversificados, a partir das parcerias com empresas de diversos ramos como vestuário e acessórios, gastronomia, entretenimento e beleza.

Com a possibilidade de investimento inicial baixo, os clubes de compras coletivas agradam os consumidores e beneficiam as empresas que conseguem promover seus produtos e serviços, tirando o internauta da frente do computador e levando-o para o ponto de venda. Dado o mecanismo de funcionamento desses sites, o desempenho dos negócios conta com um aliado importante: ações de e-mail marketing bem estruturadas. Elas funcionam como a vara que pesca seus usuários e os joga para dentro de seus sites de compras. Aliás, faz jus ao nome de um dos maiores sites desse tipo no Brasil, o Peixe Urbano.

Talvez uma das justificativas para tamanho sucesso dessa nova onda seja o fato dela ser uma opção vantajosa tanto para os usuários (compradores), quanto para os empresários. Os consumidores desfrutam de produtos de qualidade por um preço muito abaixo do mercado, e as empresas fidelizam novos clientes, que talvez não aparecessem se não fosse pela promoção.

QUAL A VANTAGEM DAS EMPRESAS?

Os sites de compras coletivas, apesar de receberem inúmeras compras a cada oferta feita, não beneficiam, necessariamente, as empresas com relação à quantidade de produtos e serviços vendidos. O maior negócio delas está na divulgação da marca, e no retorno do cliente à aquisição de um novo produto, sem, necessariamente, precisar de uma promoção. Mas é claro que para que todas as partes envolvidas fiquem satisfeitas, além do e-mail marketing as mídias sociais também devem ser trabalhadas para gerar negócio, juntamente com uma oferta relevante para o consumidor.

Veja, abaixo, alguns dos sites mais famosos no Brasil, e assista a um vídeo sobre os bastidores do funcionamento do site de compra coletiva Peixe Urbano, assim como as regras básicas de funcionamento.

Peixe Urbano

Clube Urbano

ClickOn

Brandsclub

Imperdível

Privalia

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

.

Veja também: Pepsi e Coca-Cola são iguais? O Neuromarketing responde.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Pingback: Sites de compra coletiva: uma nova mídia estratégica « Comunicação … | Media Brasileiro()

  • Renata Moreira

    O mercado de compras via web está ganhando cada vez mais espaço. Somos atingidos por publicidade o tempo todo, em todos os lugares e, agora, chegou à era da web. Acredito que todo internauta que se preze já acessou um dos sites citados pelo Marcus, mesmo que não faça grandes compras, é sempre bom saber que se pode pagar menos pelo produto que se deseja e, o mais importante, fazendo a compra sem sair de casa.

    • Eu mesma já utilizei os serviços destes sites de compras e posso garantir que funcionam muito bem, tanto para o cliente como para o empresário. Fui a um restaurante que não conhecia, simplesmente por causa da oferta, e acabei consumindo muito mais do que ganhei com o site. Ou seja, ao experimentar o prato com desconto, gostei e acabei consumindo outros que não estavam com desconto. Através dessa ação, foi possível não somente atrair o cliente (no caso, eu), como também mostrar todo o atendimento, ambiente e outras variedades de pratos oferecidos.
      Conclusão: ótima estratégia de Marketing!

      Abraço!

  • Syl

    Mais um exemplo de sites de compras coletivas é o http://www.clubdaoferta.com.br !! funciona 100%

    • Com certeza essa é uma tendência de consumo que veio para ficar. As compras pela Internet no Brasil, até há bem pouco tempo, só aconteciam para bens duráveis. Eu mesmo era receoso em inserir o número do cartão de crédito, mas a segurança online melhorou muito. Nos sites de compra coletiva observo que além da comodidade e preços muito baixos, ainda podemos presentear alguém com a compra. Os sites ficarão cada vez mais populares e, seguindo a teoria da Cauda Longa, cada vez mais especializados. Penso que o marketing digital tenha muito terreno para trabalhar a interação com o consumidor, seja nas segmentações, bases de cadastros, pesquisas ou promoções da expansão orgânica da massa de usuários cadastrados.

  • Pingback: Mc Donald’s, I was lovin’it! « Comunicação e Tendências()

  • Olá, boa tarde. Muito interessante este post sobre compra coletiva. Gostaria de aproveitar a oportunidade e indicar o novo site de compras chamado EnterTudo, com promoções diferenciadas e exclusivas.
    O EnterTudo não se preocupa apenas com a economia das ofertas, mas também com a experiência de compra e satisfação em usufruir dos benefícios.
    Link: http://www.entertudo.com.br

    Obrigado.

    Oscar – Blog do Ó.SK

  • Emerson

    Para todos que desejam aproveitar as melhores ofertas no interior paulista eu indico o Click Interior! Estréia no próximo dia 20 com uma promoção imperdível! http://www.clickinterior.com.br

  • Compras coletivas realmente é um sucesso. Você sabia que o Google e Yahoo estão tentando comprar o maior site americano e criador do modelo de negócios de compra coletiva o Groupon. Encontrei essa notícia no portal de informações do mercado de compras coletivas http://www.bolsadeofertas.com.br …. Acabei encontrando também uma lista enorme que já tem mais de 100 sites de compra coletiva no Brasil. Isso reflete a efervescência deste setor que começa a tomar o pais. Basta saber se o mercado de serviços em que atua estas empresas, estão preparadas para atender a demanda concentrada que acontece neste tipo de negócios.

  • Aluísio

    Na minha cidade surgiu um: http://www.pesquisacompra.com.br. E confesso que depois de ver propaganda na TV e rádio, só vendo a explicação da coisa me sentí mais seguro para comprar desse tipo de site. Realmente funciona!

  • Pingback: Tragédias naturais, prejuízos reais | Comunicação e Tendências()

  • Sandro Pereira

    Após pesquisar em alguns sites que ofereciam ofertas na minha região – ABCD-SP, resolvi efetuar uma compra no http://www.morcegolouco.com.br.
    Fiquei muito satisfeito tanto pelo valor que economizei como pelo serviço que recebi quando visitei o estabelecimento. Estou recomendando aos amigos também!

  • Pingback: Tragédias naturais, prejuízos reais : Comunicação e Tendências()

  • Pingback: McDonald's, I was lovin' it! : Comunicação e Tendências()

  • Fabio

    Realmente um grande sucesso as compras coletivas no Brasil. Só que já tem tantos sites que perco a visão… Eu pedi pra tirarem meu nome da lista de todos e me inscrevi num agregador só. No http://ofertasresumidas.com.br/ É muito bom, tem mais de 200 cidades com todas as ofertas de muitos sites de compras coletivas. Bem amis comodo, só um email por dia….