Guest post por Gabriela Stahler >>

Que empresa não busca formas de aprimorar a sua comunicação interna e torná-la mais barata? Mandar mensagens SMS em massa é uma estratégia ótima para isso, por conta de seu custo x benefício. Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de comunicação não foi substituída pelo uso de aplicativos. Esse tipo de mensagem é muito eficiente, principalmente para empresas grandes, que desejam se comunicar com seus colaboradores de forma prática, sem lotar caixas de e-mail ou utilizar muito papel imprimindo informativos, o que passa longe de ser sustentável.

As mensagens SMS, além de terem um baixo custo para serem enviadas, não demandam muito tempo e recursos de uma equipe de Comunicação Interna (ou, alguns casos, Recursos Humanos). É importante levar em consideração que o mundo está cada vez mais conectado, as pessoas não largam mais seus celulares e logo as mensagens de forma digital serão muito mais utilizadas que jornais, revistas ou murais dentro das empresas.

Com esse tipo de comunicação, seu alcance aumentará, pois as mensagens SMS têm uma taxa de abertura superior a 90% e têm leitura quase imediata: até 3 minutos após o recebimento. Dessa forma, as empresas têm certeza de que a mensagem chegará para todos os colaboradores. Isso não acontece com os e-mails, que podem cair na caixa de spam ou não serem vistos pelas pessoas na correria do dia a dia de trabalho.

Para mandar um SMS, são necessários apenas 160 caracteres, não exigindo profissionais para criação de textos longos e complexos ou artes gráficas. Com apenas alguns passos e de forma online, é possível aumentar a motivação e a sensação de pertencimento das pessoas que trabalham em uma empresa. Essa ferramenta também pode ser utilizada por gestores que queiram um contato rápido com toda a sua equipe. Muitos setores dentro de empresas utilizam o WhatsApp para esse fim, porém o aplicativo depende de internet para funcionar e não é compatível com todos os celulares. Confira alguns exemplos práticos do uso de SMS em comunicação interna de empresas:

  1. Atingimento de metas

Em empresas onde há uma equipe de vendedores com metas semanais ou mensais estabelecidas, provavelmente existe alguma forma de recompensar os colaboradores ou grupos que as atingiram. As mensagens SMS são aliadas nesses momentos, pois utilizando um software para isso é possível enviar uma mensagem de motivação de forma rápida para todos aqueles que atingiram a meta no período. É possível ainda personalizar as mensagens com os nomes das pessoas, sem ter de escrever os textos um por um. Essa atitude faz com que os colaboradores se sintam reconhecidos e motivados a fazer um bom trabalho. Exemplo:

“Olá Christian, parabéns pela meta atingida em nosso setor de vendas! Seu trabalho é muito importante para todos nós. Um abraço, equipe de Gestão de Pessoas.”

  1. Promoções

Setores de Comunicação Interna ou Recursos Humanos devem sempre estar atentos a mudanças no quadro de colaboradores e promoções. Para mostrar aos colaboradores que eles são importantes para a empresa e parabenizá-los pela conquista do novo cargo, enviar um SMS com uma mensagem amigável e direta é uma boa opção. Veja um exemplo:

“Olá, Alessandra, parabéns pela conquista do cargo de Analista! Desejamos muito sucesso nossa nova etapa. Conte conosco! – Empresa XXX”.

  1. Aniversários

Em muitos softwares de envio de SMS, o usuário mantém uma base de dados sobre seus contatos, contendo informações como nome, telefone e data do aniversário. Mantendo essa lista atualizada, o setor de Comunicação Interna pode enviar mensagens automáticas no aniversário de cada colaborador. Também é possível motivar as pessoas parabenizando pelo tempo completado de empresa. Essa atitude pode ainda diminuir a rotatividade de funcionários. Veja os modelos abaixo:

“Feliz aniversário, Lucas! Nos sentimos muito felizes em ter você em nosso grupo de colaboradores e desejamos muito sucesso. Empresa XX”.

“Bom dia, Leandro! Hoje se completam três anos após sua entrada em nossa empresa. Ficamos felizes em ter você em nosso time. Muito obrigado!”

  1. Ocasiões especiais

Faz parte de uma estratégia de Comunicação Interna se fazer presente em momentos importantes na vida do colaborador. Mensagens SMS facilitam na hora de parabenizar pelo nascimento de um filho ou conclusão de um curso. Essa atitude também é válida para momentos especiais dentro da empresa, como a conclusão de um projeto ou a concretização de uma ideia. Alguns exemplos:

“Raquel, parabéns pelo envolvimento na finalização de nosso novo site. A instituição não seria a mesma sem o empenho de cada um. Atenciosamente, Gestão de Pessoas”.

Com seu custo x benefício e grande alcance, as mensagens SMS têm tudo para serem fortes aliadas dos processos de Comunicação Interna, assim como do Marketing de muitas instituições. Além disso, é uma forma inclusiva de se fazer Comunicação, pois não é necessário um treinamento para lidar com softwares de SMS, fazendo com que qualquer colaborador possa entrar em contato com sua equipe de forma rápida.

Gabriela Stähler é Assistente de Marketing na Facilita Móvel
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...