27
jun
2011

Store Merchandising: definindo a compra

Por Marcus Vinícius de Souza >>

A conversão de usuários de Internet em e-consumidores sem dúvida é uma das principais dificuldades encontradas no E-commerce. Aumentar as taxas de conversão é uma árdua tarefa realizada pelos profissionais de Site Merchandising e Store Merchandising, encarregados da implantação de ações e análises diária de métricas.

Site Merchandising pode ser entendido como a área que gerencia o conteúdo disposto para o usuário ter a experiência, como imagens, vídeos, descrições e análises de outros compradores. E Store Merchandising trata-se da área estratégica que implanta ações e analisa métricas, objetivando o incremento da compra do usuário, assim como a finalização total. Fazer o cliente comprar mais no momento que ele já está na loja é uma das principais estratégias que visam ao aumento do ticket médio.

Para exemplificar algumas dessas ações que podem ser implantadas no carrinho, disponho abaixo dez itens fundamentas em um carrinho eletrônico, retirados do site E-commerce News:

1. Oferecer miniaturas das imagens dos produtos;
2. os produtos devem conter links para página de detalhe, quantidade selecionada e preço (não custa reforçar);
3. sempre exibir o estoque atual do produto;
4. botão para edição da quantidade e para remoção do item;
5. exibir o telefone da empresa de forma clara e com fácil localização;
6. disponibilizar uma interface simples e funcional, e evitar elementos que possam distrair o consumidor;
7. exibir destacado o sumário da compra (total, desconto, frete);
8. incluir referência das ferramentas de segurança utilizadas pela loja;
9. evitar grandes destaques para o Cupom de Desconto;
10. fornecer cálculo de frete e taxas na própria tela do carrinho;

Os itens abaixo são desejáveis, porém, não fundamentais:

11. atalho para Chat Online;
12. possibilidade de inserção do produto em lista de desejo;
13. exibição das possíveis formas de pagamentos;
14. exibição de detalhe resumido e flutuante do produto no próprio carrinho;
15. mensagens de vantagens promocionais;
16. componentes de Cross-Sell ou UpSell;
17. possibilidade de envio para presente;
18. impressão do carrinho.

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