Por Sabrina Raupp >>

Muitos profissionais de comunicação reclamam que as pessoas não sabem o que eles são e fazem, e, por isso, não lhes dão o devido valor. Algumas pessoas acham que jornalista só serve para apresentar o Jornal Nacional e escrever para a Zero Hora. Acreditam que o publicitário tem ideias criativas a todo o momento para criar propagandas. E, que o relações públicas adora ser o centro das atenções e conversa com todo mundo com a mesma facilidade com que troca de roupa. Mas, o que o profissional de Comunicação faz para mudar esse quadro?

A maioria de nós, comunicadores, não trabalha em grandes empresas, em departamentos de Comunicação bem estruturados com recursos humanos ideais. A realidade em muitas empresas é o profissional de Comunicação atuar como estratégico, tático e operacional; porém, é a faceta operacional que as pessoas realmente enxergam. Isso ocasiona o engano de pensar que quem fez Comunicação só serve para recepcionar convidados em eventos, publicar no site da empresa, criar a arte para um cartaz. Como não enxergam o lado estratégico do profissional, ignoram esse. Mal sabem que até a cor utilizada no layout do cartaz com o aviso importante é cuidadosamente escolhida para chamar a atenção.

Infelizmente, muitos colegas de profissão não fazem questão de serem reconhecidos como estratégicos. Preferem continuar a desenvolver atividades com base no que os outros fazem a analisar qual ação será ideal para a sua empresa. Esse tipo de atitude só agrava o descrito no primeiro parágrafo. Também, os diretores que fazem questão de que sua empresa se comporte do mesmo modo que outras não enxergam a Comunicação, o Marketing e áreas afins como estratégicas. Ou pior, não enxergam a diferença entre públicos.

Cabe ao profissional fazer com que os outros entendam a sua importância para a empresa. Devemos trabalhar nisso todos os dias.

Fonte da imagem: maibonfim.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Isso mesmo, Sabrina, todos nós temos que trabalhar por uma imagem melhor e mais esclarecida da nossa área de atuação. Só assim vamos conseguir a merecida valorização do profissional de Comunicação. Boa reflexão! Beijos!!!

    • Sabrina Raupp

      É isso aí, Maria! Há várias profissões que as pessoas não
      conhecem ou se equivocam com as suas funções e importância. Os profissionais
      devem agir para esclarecer e, assim, conseguir a merecida valorização como
      disseste. Beijos!