Por Fabrício Nunes

Uma das maiores vantagens em se trabalhar com mídias sociais é a capacidade de criar, publicar e compartilhar conteúdo. Há um grande volume de informações sobre o tema, no entanto é bom fazer uma filtragem e priorizar o que é mais importante nesse momento. Empresas, profissionais e marcas andam eufóricos. Todos querem entrar no mundo das mídias sociais, mas nem todo esse pessoal sabe ao certo como começar.

Algumas estratégias têm demonstrado retorno na Web 2.0. Mas antes de sair testando, Separei alguns pontos que valem apena você tomar nota e que devem ser levados em conta e podem te ajudar na sua estratégia.

1- Se a estratégia estiver voltada para gerar negócios, o Twitter tem demonstrado uma boa ferramenta com retorno para promoções específicas para quem está nesta rede social.

Não se esqueça que promessa é dívida. Só ofereça aquilo que você poderá entregar. Na Web 2.0 a quantidade de pessoas atingidas por uma ação é totalmente imprevisível. O que pode ser bom ou ruim. Portanto, prepare sua infraestrutura para entregar e gerar acesso. Divulgue suas ações promocionais sempre com muito respeito e de maneira honesta.

2- Antes de lançar uma plataforma de mídia social, crie uma “Linha”, estabelecendo em primeiro lugar o propósito do negócio.

Defina em seguida a sua estrutura operacional, ou seja, defina os papéis de cada membro da equipe no projeto. Crie políticas e procedimentos desta operação para que não infrinja nenhuma lei.

3- Calcule o quanto você custa por hora – GASTO.

Cheque se passar horas no Twitter ou em outra plataforma está realmente dando resultados para o negócio.

4- Se você for se apresentar em nome da empresa cuidado com a maneira impessoal de se comunicar. Tanto a marca da empresa quanto a do profissional devem ser preservadas.

5- Estratégia para o diálogo não é via de mão única. Precisa ter interação. Uma plataforma somente informativa não gera relacionamento direto. Tenha a visão real sobre isso.

6- Confiança perdida na web é difícil de recuperar. Não seja leviano em suas ações. CUIDADO com os #FAIL

7- Tenha sempre um plano B para situações de demandas adicionais, momentos de crise, perfis falsos em nome da empresa,… Enfim, liste todos os cenários possíveis.

8- Veja como você analisara suas métricas e se realmente conhece as pessoas que fazem parte da sua rede.

9- Saiba o que fazer com a informação que vem para você, para não ser apenas mais uma enxurrada de mensagens para administrar no dia-a-dia.

10- Cuidado para não ficar vivendo de moda. A “internet” não tem a tecla voltar. O que você fizer vai se replicar para o resto da eternidade.

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>> Veja também: Saiba como fazer das Redes Sociais grandes aliadas da sua empresa.

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