15
set
2010

Uma nova forma de gerenciar a carreira

[tweetmeme]

Por Gabrielle Moreira

Há poucos anos, um profissional qualificado e bem sucedido era considerado aquele que permanecia por muito tempo na mesma empresa. Quanto maior o tempo de casa, mais status ele possuía. Porém, de 20 anos para cá, aproximadamente, esse quadro vem se modificado. Segundo estudiosos sobre o assunto, hoje, a carreira cresce de forma horizontal, ou seja, os profissionais circulam mais entre as áreas, assim adquirem experiências diversas sem pensar na carreira de forma linear e vertical, sem focar somente na cadeira do presidente.

Mas agora, os planos são a curto prazo e pessoais. Não há necessidade de planejar uma carreira a longo prazo, pois as prioridades mudam e isso deve ser levado em conta na hora de fazer escolhas. Atualmente, a tendência de permanência em uma mesma empresa é de 5 anos, e não pensar na carreira como um todo mas sim em partes e com uma visão estratégica.

Uma matéria que li na Revista Você S/A de fevereiro deste ano, que abordava o tema Carreira, enfatizava o quanto é importante ser pró-ativo, desempenhar bem as funções habituais e não negar as novas, ainda que sejam mais simples, pois as empresas, hoje, principalmente quando falamos em multinacionais, são vitrines para o profissional, e o resultado pode ser muito positivo mesmo depois de pouco tempo de trabalho. Basta ter vontade de aprender sempre.

UM BOM PROFISSIONAL É AQUELE QUE SABE GERENCIAR SUA CARREIRA.

Não basta ter estudado em uma universidade conceituada, é preciso saber administrar a carreira, mapear as melhores oportunidades disponíveis na área e saber se adaptar às infinitas funções que uma mesma profissão pode exigir. Um dos pontos mais importantes é entender que o salário não deve ser visto como fator principal ao estudar o perfil de uma empresa. É muito importante saber quais são suas prioridades, pois os ciclos de um profissional dentro de cada empresa tendem a ser menores.

Está claro que quando pensamos em carreira, o mais importante é saber o que é prioridade e não ter receio de ir atrás. Essa é a nova forma de gerenciá-la: buscar o que dá prazer e vivenciar experiências diversas dentro do mesmo ramo. Essa nova metodologia abre uma gama de oportunidades, basta saber explorar bem os talentos pessoais, as aptidões e aplicá-los, fazer planos não muito distantes e ser sempre pró-ativo, buscando aprender o máximo possível. Quando há pró-atividade, desprendimento e, principalmente, vontade para desenvolver cada vez mais habilidades, fica possível gerenciar uma carreira de sucesso.

.

Veja também: Você se contrataria? Saiba como valorizar sua carreira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...