29
jun
2008

Usabilidade: fator indispensável na internet

O aumento do número de internautas no Brasil – hoje são mais de 40 milhões – é um indício de que as pessoas estão permaneceno cada vez mais tempo em frente ao computador.

Devido a características como rapidez e instantaneidade (que permitiram a comunicação entre pessoas situadas a longas distâncias), e ao amplo acesso a informações, a internet tornou-se ferramenta indispensável no trabalho, em algumas pesquisas escolares e acadêmicas, em práticas como o comércio de produtos e serviços e, até mesmo, nos relacionamentos afetivos. Mas, o crescimento da utilização dessa ferramenta tem apontado para uma preocupação constante para aqueles que produzem sites, portais e páginas: o fator usabilidade.

Permitir que o internauta tenha fácil acesso às informações que busca, e rapidamente, é quase uma obrigação para quem constrói um site, visto que as pessoas costumam permanecer um pouco mais de 7 segundos em algum ambiente virtual caso não achem o que estão procurando. Além disso, primar pela usabilidade no planejamento desses ambientes, proporciona ao usuário facilidade de aprendizado, maior memorização e, ainda, diminui os erros que ele poderá vir a ter na utilização de algum programa, por exemplo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...