17
jan
2013

Utilizando as métricas de social media a seu favor

Por Marina Alano >>

Números sem análise e monitoramento são apenas números. Neste post estarei destacando algumas métricas que devem ser consideradas e analisadas além do tão almejado número de fãs.

Após utilizar todas as técnicas de engajamento, postar conteúdo interessante e interagir nas mídias sociais você conseguiu o tão Utilizando as métricas de social media a seu favorsonhado um milhão de likes em sua fan page no Facebook. Enfim, sua estratégia de marketing deu certo e o resultado refletiu em vendas do seu produto ou serviço. Correto? Errado, apesar dos esforços para se construir uma base de fãs, a quantidade de likes de uma página não deveria ser o critério mais relevante para analisar o sucesso de uma estratégia em social media marketing. Números são importantes sim, mas, infelizmente, no mundo digital as regras não são simplesmente matemáticas.

Números sem análise e monitoramento são apenas números. Neste post estarei destacando algumas métricas que devem ser consideradas e analisadas além do tão almejado número de fãs.

CRUZANDO OS DADOS

Apesar da diferente natureza das estratégias de social media marketing em comparação com a mídia tradicional, suas métricas de desempenho podem ser mensuradas utilizando critérios comuns aos de qualquer outro veículo. O segredo aqui está na ánalise dos dados de forma correta. Alcance e Frequência, por exemplo, podem ser analisadas em conjunto com dados demográficos e comportamentais (a interação de fãs com formatos de conteúdo como enquetes e perguntas abertas). Pode ser uma constante fonte de informações valiosas, gerando uma melhor compreensão sobre como e onde as mensagens de sua marca estão atingindo seus consumidores.

ALCANCE ENTRE FÃS, ENGAJAMENTO E AMPLIFICAÇÃO: TRÊS MÉTRICAS A SE CONSIDERAR

À medida que sua marca alcançar uma média razoável de fãs, é necessário continuar investindo em crescimento, mas igualmente é necessário um foco para se atingir o máximo de alcance e, naturalmente, o engajamento da comunidade para que ela compre e/ou se relacione cada vez mais com sua marca.

De forma resumida, o alcance entre fãs significa o número de impressões da sua marca no feed de clientes do seu like. O Engajamento é a taxa que mensura as interações de seus fãs (e amigos de fãs) em seu conteúdo. A Amplificação é a variável que informa a quantidade de pessoas impactadas, ou seja , os amigos e amigos dos amigos de seu fã.

Uma mensuração com foco em tais variáveis gera uma melhor compreensão sobre como e onde as mensagens de sua marca estão atingindo seus consumidores. Esta mudança de tática fornece as bases necessárias para que marcas definam com mais exatidão como focar seus esforços e investimentos em estratégias de social media marketing, em alinhamento com o planejamento macro de seu produto/negócio.

Investir em likes (fãs) é ainda uma prioridade para a maioria das marcas. Porém, à medida que sua base cresce, é importante levar em consideração outras métricas para avaliar o desempenho de sua estratégia de social media marketing.

As empresas ainda estão se adaptando a essa realidade digital, vivendo uma fase “beta”, onde otimizações surgem diariamente através de testes, ajustes, críticas e aperfeiçoamentos. É crucial para as empresas entender qual é o momento de suas marcas, criar seus próprios critérios de mensuração, de acordo com as necessidades de cada negócio e modelo de planejamento.

Em um próximo post estarei continuando este tema falando sobre alguns programas para monitorar suas marcas nas mídias digitais e como utilizá-los da melhor forma. Aguarde.

Fonte da imagem: redlinemg.com

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