07
jan
2013

Você conhece o TED?

Por Fernanda Sarate >>

Quem trabalha com comunicação já deve ter ouvido falar. E quem não trabalha, também. Cada vez mais comum em uma roda de amigos, quando determinado assunto é tratado, algum membro comentar que tem um vídeo excelente sobre o tópico, este vídeo, grande parte das vezes, faz parte do acervo do TED.

MAS, AFINAL, O QUE É O TED?

Você sabe o que é o TEDNão, não estamos falando do ursinho politicamente incorreto do filme Ted. Neste caso, trata-se de uma fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos, bastante conhecida por suas conferências que objetivam o compartilhamento de ideias inovadoras que, na visão dos organizadores, merecem ser compartilhadas. Os palestrantes escolhidos devem ter histórias individuais inspiradoras e ideias originais que visem mudar positivamente o mundo. As palestras são chamadas de Talk.

TED é acrônimo para Technology, Entertainment, Design (Tecnologia, Entretenimento e Design). Sua fundação data de 1984, sendo que a primeira conferência foi realizada em 1990, na Califórnia. Se no início a ênfase destes encontros era para a tecnologia e para o design, hoje os assuntos são mais abrangentes, trazendo palestrantes que falam sobre diversos aspectos da cultura, educação e da ciência.

E O TEDx?

O TEDx foi criado em 2009 e consiste em edições organizadas de forma independente por todo o mundo, cada um com um tema diferente. No Brasil, temos diversos eventos locais. Recentemente, em Porto Alegre, foi realizado o TEDxUnisinos, voltado à inovação na educação. O primeiro TEDx no Brasil foi o TEDx São Paulo, com o tema “O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje?”

CONFERÊNCIAS

As palestras apresentadas no TED não podem ter mais que 18 minutos. Este é o tempo que participantes como Bill Gates, Al Gore, Isabel Allende e Philippe Starck tiveram para apresentarem suas ideias para o público. As palestras são disponibilizadas posteriormente no site do TED, de forma gratuita, visando realmente disseminar as ideias apresentadas e que estes videos sejam compartilhados por todo o mundo.

O TED organiza duas conferências anuais: A Conferência TED, em Long Beach, Califórnia, com transmissão direta em Palm Springs e o TEDGlobal que ocorre no Reino Unido.

Outras iniciativas

O TED mantém o site TED.com, no qual diariamente são inseridos novos videos com as palestras de seus eventos. Há, ainda, o Open Project, que oferece transcrição e legendas – muitas vezes contendo a tradução realizada por voluntários de todo o mundo.

O TED também possui uma premiação anual, o TEDPrize, através do qual a fundação oferece a pessoas ou grupos uma forma de sediar eventos locais e auto-organizados. Outra iniciativa é o programa TED Fellows, que auxilia pessoas inovadoras que têm o desejo de transformar o mundo a se tornarem parte da comunidade TED visando ampliar o impacto de seus projetos e ações.

E, em 2010, foi criado o Ads Worth Spreading, que elege as campanhas consideradas como as mais fascinantes e inspiradoras do ano, que tenham grande poder viral, que contêm uma boa história e façam uma conexão autêntica com seu público. Recentemente, foram divulgados os 10 escolhidos de 2012 (disponíveis neste link), juntamente a um relatório (acesse aqui) que mostra o motivo da escolha e apresenta as campanhas.

ONE TED A DAY

Um grupo de entusiastas lançou o Tumblr One TED a Day, no qual a cada dia um novo vídeo é postado, com uma pequena explicação. É mais uma referência para quem quer ser surpreendido todos os dias com uma nova ideia apresentada em um dos Talks.

E, para finalizar, dois vídeos inspiradores:

Simon Sinek: Como grandes líderes inspiram ação

>  Pessoas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz.

Paul Zak: Confiança, moralidade –  e ocitocina

> Oito abraços por dia para você ser mais feliz e o mundo ser um lugar melhor.

Fontes:

TED – http://www.ted.com/
Wikipedia – http://pt.wikipedia.org/wiki/TED_(confer%C3%AAncia)
TEDx Caxias do Sul – http://www.tedxcaxiasdosul.com.br/site/?p=8

One Ted a Day – http://onetedaday.tumblr.com/

Fonte da imagem:

tedxbaiadailhagrande.com.br

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...