11
abr
2013

Você conhece os 7 Rs do Marketing Mix?

Por Marcela Serro Frasson >>

Se você é profissional ou acadêmico da área do Marketing, certamente já ouviu falar muito nos 4 Ps: produto (product), preço (price), promoção (promotion) e distribuição (place).

Mas você sabe o que são os 7 Rs?

Você conhece os 7 Rs do Marketing Mix?Os 7 Rs tratam-se de uma expansão dos 4 Ps do mix de marketing, abrangendo outros fatores que podem contribuir para uma boa performance no mercado. São eles: PESQUISA (research), VELOCIDADE (rate), RECURSOS (resources), VAREJO (retailing), CONFIABILIDADE (reliability), RECOMPENSA (reward) e RELACIONAMENTO (relationship). Cada um destes fatores tem um significado do ponto de vista da organização e do consumidor.

PESQUISA (Research) – Do ponto de vista da organização, envolve a formulação da metodologia da pesquisa de mercado, bem como a sua condução e análise. Do ponto de vista do consumidor, refere-se à participação na pesquisa e ao provimento de informações.

VELOCIDADE (Rate) – No caso da organização, diz respeito à velocidade de chegar até o mercado consumidor. No caso do consumidor, envolve a velocidade no processo de compra e também de uso do produto.

RECURSOS (Resources) – Para a organização, refere-se ao comprometimento com o projeto (financeiro, pessoal, etc.) e também ao efeito que o custo terá no preço final do produto. Para o consumidor, diz respeito àquilo que ele irá despender para adquirir e utilizar o produto (dinheiro, tempo, atenção, energia e emoções).

VAREJO (Retailing) – Do lado da organização, envolve em quais pontos de varejo o produto será vendido, bem como a localização destes pontos de venda e a disposição dos produtos dentro da loja. Do lado do consumidor, refere-se às expectativas de onde encontrar o produto e às suas preferências de compra.

CONFIABILIDADE (Reliability) – Do ponto de vista da organização, diz respeito à dependência dos fornecedores e a evitar o recall de produtos. Do ponto de vista do consumidor, envolve a qualidade e a consistência do produto, a confiabilidade do varejista e a facilidade de acesso à organização no caso de dúvidas ou problemas.

RECOMPENSA (Reward) – No caso da organização, refere-se à elaboração de programas para aumentar as vendas e fidelizar os clientes. No caso do consumidor, diz respeito aos prêmios ganhos por comprar e utilizar os produtos e à utilização dos programas de recompensas.

RELACIONAMENTO (Relationship) – Para a organização, envolve o relacionamento com os fornecedores, com os clientes e também a satisfação destes. Para o consumidor, diz respeito à fidelidade à marca e também ao fato de ele sentir-se valorizado e satisfeito.

A atenção aos 7 Rs nos planos de marketing e na sua implementação pode gerar uma liderança em qualidade de produto/serviço e uma satisfação significativa dos consumidores, resultando em uma participação de mercado sustentável para a empresa.

Referências:

BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do Consumidor. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

Fonte da Imagem:

http://www.barbaragobbi.com

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