12
jul
2013

Você sabe o que é a Inclusão Digital?

Por Renata Gueresi >>

Voce sabe o que e a Inclusao DigitalHá algum tempo venho ouvindo a respeito da Inclusão Digital, e percebo que esta é uma ação que começa a sair do papel para se tornar realidade. O mais importante deste projeto do Ministério das Comunicações é o acesso de toda a população brasileira às tecnologias da informação e, principalmente, à internet.

Para quem ainda não está por dentro, o Ministério das Comunicações possui uma política para a implementação da Inclusão Digital em nosso país. Para tanto, o projeto possui algumas ações para viabilizar este acontecimento, entre elas estão: as Cidades Digitais; os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs); as Redes Digitais da Cidadania e; os Telecentros.

O principal objetivo da Inclusão Digital é disponibilizar à população o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e, também, à internet. Projetos, ações e iniciativas estão sendo implementadas e desenvolvidas, para que a Inclusão Digital seja efetiva.

Abaixo, estão listadas estas ações, com um pouco mais de detalhes:

CIDADES DIGITAIS – MODELO BÁSICO DO PROJETO-PILOTO

  • Conexão entre os órgãos públicos;

  • Implantação de aplicativos de gestão para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação;

  • Capacitação de servidores públicos no uso específico dos softwares e nas TICs;

  • Acesso da população aos serviços de governo eletrônico;

  • Pontos de acesso público à internet em praças, rodoviárias ou outros espaços;

  • As cidades recebem softwares para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação, e os servidores públicos serão capacitados no uso específico dos aplicativos e da rede, assim como nas TICs.

CENTROS DE RECONDICIONAMENTO DE COMPUTADORES (CRCs)

Os CRCs podem promover oficinas de recuperação de equipamentos nos próprios locais de destino atendidos, como por exemplo, telecentros e escolas, visando à apropriação das tecnologias pelas pessoas que serão responsáveis pela gestão e uso dos espaços.

Além disso, também existe o projeto Computadores para Inclusão, que promove a inclusão digital e a formação de jovens de baixa renda em situação de vulnerabilidade social com a oferta de oficinas, cursos, treinamentos e outras atividades formativas, com foco no recondicionamento e manutenção de equipamentos de informática, e na conscientização ambiental sobre os resíduos eletroeletrônicos. Os cursos são oferecidos pelos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC).

REDES DIGITAIS DA CIDADANIA

O programa Redes Digitais da Cidadania, criado em agosto de 2012, vai promover a integração das políticas de inclusão digital às políticas sociais e, também, a articulação das políticas de inclusão digital federais às estaduais e distrital.

O objetivo é criar uma rede nacional de instituições públicas para promover formação no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e qualificar o uso da internet em espaços públicos de acesso livre.

TELECENTROS

Os telecentros são espaços sem fins lucrativos, de acesso público e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, com computadores conectados à Internet, disponíveis para diversos usos. O acesso é livre, com assistência de monitores. Os telecentros devem oferecer cursos e atividades de promoção do desenvolvimento local e servir aos moradores das comunidades onde se encontram como um espaço de integração, de cultura e lazer.

Nós sabemos que o Brasil é um dos países que possui uma das piores conexões de internet, por vários problemas com as operadoras de telecomunicações que todos nós já estamos cansados de saber.

Entretanto, com a inclusão digital quem sabe o Brasil ganhará uma nova internet em um futuro não tão distante.

Para se ter uma ideia, segundo o site do Ministério das Comunicações “Mais de 90% dos municípios brasileiros contam com algum programa ou ação de inclusão digital. Em 2006, esse índice era de aproximadamente 53%. A informação faz parte do Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic 2012) […]”.

Como se pode ver, nós já podemos ter esperanças de um futuro digital melhor e mais cidadão, pois as propostas dessa inclusão digital visam entre outros o apoio a telecentros e a criação de cidades digitais, conforme já citado.

Portanto, eu realmente desejo que iniciativas como esta não morram no papel, que o Ministério possa levar adiante todas as suas ações, sendo que elas irão estimular o desenvolvimento de locais que hoje são excluídos pela sociedade, como por exmplo, as periferias.

E, caso você ainda tenha dúvidas a respeito, entre no site do Ministério das Comunicações (http://www.mc.gov.br/inclusao-digital/acoes-e-programas), lá este projeto é explicado com bastante detalhe, além de ser noticiada grande parte das inclusões ocorridas no território nacional.

E aí, vamos nos conectar nesta ação?!

Fonte da imagem: jornalismoantenado.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...