12
maio
2015

Você sabe o que é Inbound Marketing?

Por Fernanda Sarate >>

Saiba o que é Inbound Marketing e como aplicá-lo.

Muitas denominações surgem para definir novas fases ou focos do marketing (marketing 3.0, marketing verde, entre tantos outros). Agora, você já ouviu falar em Inbound Marketing?

Entenda-o-que--de-fato-o-Inbound_MarketingO que é Inbound Marketing
Inbound Marketing é uma abordagem baseada na ideia de criação e de compartilhamento de conteúdo de qualidade direcionado a um target, fazendo uso de táticas de marketing digital. Diz-se que esse é o “novo marketing”, o que visa a conquistar o interesse das pessoas, em contraponto ao “velho marketing” (Outbound Marketing), que busca comprá-lo.

O Inbound Marketing é o focado em auxiliar as pessoas por meio de produtos/serviços adequados, oferecidos de maneira correta, no momento certo. Diferentemente da forma tradicional, o Inbound Marketing atrai, ao invés de interromper. Ele ganha a atenção dos clientes, se tornando fácil de ser encontrado e os atrai para seus canais digitais por meio da produção de conteúdo interessante e relevante, permitindo identificar quem está interessado nos seus produtos/serviços e conteúdos e as formas de satisfazer a esse público.

Um dos princípios do Inbound Marketing é transformar estranhos em leads, leads em clientes e clientes em divulgadores.

EXEMPLOS DE INBOUND E OUTBOUND MARKETING

Inbound Marketing: comentários, indicações, recomendações (o boca a boca) são consideradas manifestações de Inbound Marketing.
Outbound Marketing: telemarketing, e-mail marketing, mala-direta; as mídias de caráter interruptivo são consideradas manifestações de Outbound Marketing.

Origem
O Inbound Marketing não é, propriamente, uma novidade; ele já era praticado por muitos profissionais, mesmo antes do advento dessa nova denominação. O marketing que tem foco no conteúdo, que busca oferecer informações relevantes e que agregue valor, pode ser considerado Inbound Marketing.

De acordo com a agência Blueberry, o termo começou a ser utilizado por Brian Halligan, co-fundador da empresa Hubspot. No entanto, Peter Druker garante que os princípios do Inbound Marketing já estavam desenvolvidos há décadas e que teriam surgido a partir do conceito de Marketing de Permissão, cunhado por Seth Godin, no livro “Permission Marketing”, de 1999.

As cinco fases da metodologia Inbound Marketing
– Atrair tráfego.
– Converter visitantes em leads.
– Converter leads em vendas.
– Fidelizar e encantar os clientes e tornar cada vez maior sua margem.
– Analisar para melhorar de forma contínua.

O Inbound Marketing permite identificar com mais facilidade quem está interessado na sua empresa, produto/serviço e conteúdo, auxiliando na segmentação mais precisa do target. Por meio dele, busca-se a criação de conteúdo que estabeleça a empresa como referência no assunto; a transformação do site em um organismo vivo, que permita a interação (não seguindo o modelo de “megafone”, que apenas transmite de “um para muitos”) e, com tudo isso, é encontrado mais facilmente pelos mecanismos de pesquisa. Ele, de fato, não é algo totalmente novo, mas a junção de diversas tendências que foram reunidas neste “conceito guarda-chuva”. Ainda assim, vale a reflexão sobre as suas recomendações, voltadas à criação e ao compartilhamento de conteúdo relevante e de qualidade.

O que você acha do Inbound Marketing? Conhece outros exemplos de suas aplicações? Compartilhe aqui nos comentários!

Fontes:

HALLIGAN, Brian; SHAH, Dharmesh. Inbound Marketing: seja encontrado usando o
Google, a mídia social e os blogs. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.

www.hubspot.com

Fontes das imagens:

http://mycity-web.com/wp-content/uploads/2013/06/Inbound_Marketing_Services.jpg

http://cdn2.hubspot.net/hubfs/398550/Entenda-o-que–de-fato-o-Inbound_Marketing.jpg

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  • Liliane Schneider

    Isso não é marketing! Isso é resultado de um bom trabalho de Relações Públicas!!

  • Fernanda Sarate

    Oi, Liliane! Com certeza, há bastante similaridades; a ideia é que o Inbound Marketing se aproprie e utilize técnicas de relações públicas mesmo. Recomendo o livro citado nas fontes para que isso fique mais claro. Abraço!

  • Eduardo Pacheco

    Olá, tudo bem?

    Achei o seu post muito interessante. Estou na área do Marketing Digital há algum tempo e grande parte do que aprendi devo-o a Conrado Adolpho. Você sabe quem é? Eu recomendo o seu livro de Marketing Digital (http://www.estrategiadigital.pt/8ps-do-marketing/) que é muito bacano e garante resultados interessantes a todos os que o comprarem e, claro, o lerem de uma ponta a outra.

    Continuação de bom trabalho!

  • Willian

    O inbound marketing é uma das estratégias mais eficientes para quem está na internet, justamente por ser um novo conceito de marketing. Escrevi um texto sobre isso e tomo a liberdade de compartilhá-lo aqui para enriquecer a discussão: http://k2comunicacao.com.br/blogs/marketing-de-atracao-para-fidelizar-clientes/

  • Por mais que alguns ainda não estejam familiarizados com o termo Inbound Marketing, hoje já podemos dizer que é extremamente necessário pensar neste conceito na hora de planejar suas ações online. Aqui na unius, https://www.agenciaunius.com.br/ procuramos tomar grande cuidado com cada cliente para direcionar seus passos no mundo virtual.