09
abr
2008

Web 2.0: com certeza você já usou!

Para quem ainda não teve acesso à Web 2.0, ou já ouviu falar mas teve preguiça de procurar o significado, lá vai a definição: refere-se a ambientes on-line onde os usuários podem intervir na organização do conteúdo, tornando-os, dessa forma, mais dinâmicos.

O termo foi cunhado em 2003 pela empresa estadunidense O’Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma Web, como wikis, aplicações baseadas em folksonomia¹ e redes sociais. Embora tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, o termo não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores.

Se você é estudante, provavelmente já utilizou algum ambiente da Web 2.0 – mesmo não colaborando com as informações nele presentes. Os mais comumente acessados – e, conseqüentemente, conhecidos – tendem a ser aqueles que auxiliam na descoberta dos significados das palavras e em pesquisas em geral (como o Wikipedia), garantindo o acesso rápido e fácil a informações e ambientes onde é possível a manifestação de opiniões e a ampliação dos canais de relacionamento (como Blogs, Orkut, YouTube e MSN etc.).

A maior finalidade da Web 2.0 é permitir que o próprio internauta contribua para a construção do conteúdo no qual ele mesmo e outras pessoas têm acesso, tornando a Internet mais interativa, dinâmica e possibilitando que a comunicação seja ampliada, atualizando o conteúdo informacional constantemente.

¹ Maneira de indexar informações.

Fontes:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20173.shtml (Consulta realizada em 09/04/08.)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0 (Consulta realizada em 09/04/08)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Oi Alana

    realmente não há novas tecnologias diferentes de ip e conexão. Mas existem novas tecnologias que marcam a web 2.0 sim, são tecnologias de linguagens para construção de aplicativos online, como Ajax, Ryby on Rails, XML.