11
abr
2011

Case Santander: Vamos fazer juntos?

Por Marina Alano >>

É notável que as empresas busquem cada vez mais inovar nas suas ações de marketing. As tendências, assim como os próprios clientes, mudam constantemente, e inserir um novo conceito exige muita criatividade no planejamento de mídia.

Infelizmente, muitas campanhas acabam por utilizar fórmulas antigas e que saturam em um determinado período. Na busca de um resultado rápido, muitas agências acabam só negociando valores e fazendo o que deu resultado antes.

Trazer o novo de maneira simples e eficaz não é tarefa fácil, mas as campanhas são muito mais interessantes quando fazem alguma intervenção criativa, algum placement diferenciado. Um exemplo interessante e que chamou minha atenção é o case Santander, com a ação Vamos fazer juntos?, onde o próprio conceito de juntos foi utilizado em diversas mídias quando o banco Santander integrou-se ao Banco Real. A campanha, planejada pela Agência Talent, integra o planejamento de mídia e a linha criativa do novo posicionamento. Abaixo, assista ao vídeo da ação que foi realizada em parceria com os jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo.

A campanha inusitada mostra o novo posicionamento do banco e uma nova cultura, a colaborativa, que defende a importância de trabalhar em conjunto com todos os públicos, dada a fusão das culturas do Real e do Santander. Na comunicação ela vem traduzida pelo conceito juntos. Para reforçar a proposta do banco, a Talent ousou e convenceu concorrentes históricos a se juntarem e a apoiarem a ideia em uma ação inédita. Na mídia impressa, assinantes do Estadão e da Folha receberam em suas casas os dois exemplares juntos. Um mesmo pacote trouxe os dois veículos e um anúncio propondo: Tomar decisões levando em conta mais pontos de vista. Vamos fazer juntos? Mais de 1.000  pessoas extras foram contratadas e 3.000 mobilizadas, além de 1.200 veículos para entregar juntos Folha e Estadão.

Já no rádio, eles juntaram em um programa jornalístico profissionais de diferentes emissoras – Jovem Pan, Eldorado, BandNews e Bandeirantes. o programa foi transmitido simultaneamente na manhã em todas estas rádios, mostrando os diferentes pontos de vista dos veículos e possibilitando a todos estarem juntos nesta ação. Veja, abaixo, como foi:

Exemplos como estes mostram como é possível inserir o conceito de forma criativa e diferenciada. A campanha não só expande o conceito de juntos como liga o cliente ao banco de forma que ele se identifique verdadeiramente com esse conceito. É a junção de criatividade, inteligência e direcionamento. Sinônimo de sucesso!

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>> Veja também: Fusão Organizacional: como fica a cultura? O case Real-Santander

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