>> SOBRE @alanabrinker

Acredito que conhecimento vale muito mais quando é compartilhado, então criei em 2007 o blog Comunicação e Tendências, que hoje conta com uma equipe de 6 voluntários.

Sou graduada em Relações Públicas pela UFRGS (2008), especialista em Branding pela PUCRS (2012) e tenho capacitações em Gestão da Inovação pela USP/Veduca (2017), Marketing Digital pela Google (2015) e Responsabilidade Social pela Universidade Petrobras (2013). Meu foco é atuar sempre pensando em como as Novas Tecnologias podem agregar valor para aumentar a eficiência das estratégias de Comunicação e Marketing.

>> EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Atuo há mais de 13 anos com Comunicação e Marketing, já tendo passado por empresas/instituições como Petrobras, Hospital Moinhos de Vento, Moinhos Shopping, Grupo Dimed e ilegra. Atualmente trabalho como Gerente de Marketing na Ditech Soluções em TI.

Por que decidi ser relações públicas? Caro leitor, você já ouviu alguma criança dizer que quando crescer quer ser RP? Ou então, algum pai dizer: “Quando este menino (a) crescer (pausa para suspiro) vai ser um relações-públicas!”? Bem, eu nunca escutei isso, não tenho nenhum RP na família para me inspirar e confesso que só fui saber ao certo o que este profissional faz nos primeiros semestres da faculdade, porque também tinha as minhas dúvidas quanto às devidas funções desta profissão e se realmente queria continuar nela. Só depois de começar a estagiar e de ter contato com o mercado, no início do 3° semestre, decidi que realmente queria ser RP.

O fato é que esta profissão, como tantas outras, se escolhe por afinidade, porque você sabe – ou intui – que tenha a ver com a sua personalidade e com as suas características e habilidades. E foi assim comigo.

Se você é estudante ou profissional de Relações Públicas deve saber que como arquivologista, bibliotecário, cientista atuarial, engenheiro de produção… (e lá vão outras tantas profissões que a maioria das pessoas não entende o que a criatura faz), teve ou tem que passar a faculdade toda explicando para os outros, inclusive para os próprios pais, qual é o seu trabalho. Mas nada de desânimo! Se você é ou pensa em ser RP, vá em frente. É uma profissão que te abre um leque bem grande de oportunidades de atuação e proporciona um excelente networking. Se você gosta de lidar com pessoas e de Comunicação, é perseverante e criativo, tem tudo para ser um ótimo profissional! Aliás, quando trabalhamos com o que gostamos, com dedicação, as chances de sucesso são MUITO GRANDES!

>> ÁREAS EM QUE PREFIRO ATUAR

Todas que envolvam pessoas e tecnologia. Amo muito tudo isso!

>> COMO FAÇO DIFERENÇA NO MUNDO

Trabalho com integridade e faço tudo com dedicação e ética. Na minha opinião, um bom exemplo é muito mais eficaz do que livros de autoajuda ou qualquer sermão que se possa dar. Acredito que educação é a resposta para que haja mais respeito entre as pessoas e para que nossa sociedade se desenvolva mais em todos os aspectos, porque recebendo uma boa educação as pessoas são capazes de se questionarem sobre seus direitos e deveres. Por isso, incentivo quem conheço a estudar e a ler conteúdos de qualidade.

>> UM DEFEITO E UMA QUALIDADE

Defeito: paciência em excesso. Qualidade: determinação.

>> UM SONHO

Fazer ou participar de um projeto que ajude na educação de crianças e adolescentes.