09
nov
2016

A comunicação em tempos de crise

O momento é de crise política, de instabilidade econômica e muita preocupação. O desenvolvimento das empresas e das relações de trabalho está comprometido e diretamente relacionado ao posicionamento estabelecido nesse momento. Cortes de gastos, reestruturação de equipes e demandas, além de um novo planejamento, são ações adotadas pelas empresas como alternativas de sobrevivência.

Passar pela crise sem arranhões é praticamente impossível. Ainda assim, é viável manter a representatividade e o equilíbrio no orçamento – desde que toda e qualquer ação neste momento seja bem planejada e executada.

Mas e aí, onde entra a comunicação?

Num momento de abalo econômico, a tendência é que as verbas destinadas à comunicação sejam a primeira opção de corte nas empesas. Por má interpretação, muitas vezes, o poder da comunicação fica subestimado. O preconceito fala mais alto e o espaço para os profissionais da área fica reduzido. A falta de recursos, ainda, inibe as possibilidades de criação de ações.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, a comunicação pode ser o que chamamos de “esperança” na crise. Ela pode ser ferramenta de diferenciação e credibilidade – através da aproximação junto ao cliente.

Isso porque é através de uma boa comunicação que a empresa irá conseguir comprovar sua relevância no mercado.  Estratégias de relacionamento na mídia, bem como de relacionamento junto ao já consumidor precisam ser pensadas. De nada adianta um trabalho bem desenvolvido se este não for percebido e valorizado.

 

Visibilidade é palavra de ordem e a busca é por identificação entre marca e consumidor. Aproveite este momento para destacar a empresa e manter sua imagem na cabeça no consumidor. Indica-se que se assuma uma posição acessível e preocupada com a satisfação. É o momento de se mostrar!

Portanto, ao invés de pensar a comunicação como gasto supérfluo dentro da organização, pense-a como uma oportunidade. Desconstrua os padrões e inove: entenda a crise como um desafio e não uma derrota.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...