Por Equipe Comunicação e Tendências >>

O texto vencedor do concurso* foi Endomarketing: investimento a favor da organização, da relações públicas Daniela Seibt (@versodavida). A ganhadora levará o livro Endomarketing de A a Z (da autora Analisa Brum). Parabéns, Daniela! E boa leitura!

Confira o texto vencedor.

ENDOMARKETING: INVESTIMENTO A FAVOR DA ORGANIZAÇÃO

Nunca o capital humano foi tão capital para as empresas como nos dias de hoje. Investir nas políticas e campanhas internas, valorizando as pessoas e promovendo a comunicação eficaz entre os membros de uma organização está fazendo muita diferença nos resultados institucionais e financeiros das marcas.

O principal conceito do marketing contemporâneo leva em conta uma lição emocional: toda mudança começa de dentro da para fora. Se isso funciona na vida, vai funcionar nos negócios. Toda empresa tem um coração e outros órgãos vitais para manter sua estrutura. As pessoas são as células que compõem esses órgãos e precisam estar saudáveis para alimentar as estruturas. Se elas ficarem doentes, todo o corpo vai sofrer.

Investir no endomarketing é como cuidar das células humanas. Se eu quero um corpo saudável, preciso de células saudáveis; se uma empresa quer reconhecimento e credibilidade, precisa de funcionários felizes.

O funcionário é a primeira impressão que as pessoas têm de uma marca. Como ele vai dar boas referências à sua rede de relacionamentos se ele próprio não as tem, ou se o ambiente de trabalho é ruim? Quem vai indicar um lugar em que não goste de trabalhar? Como os funcionários vão permanecer num ambiente que não lhes agrada? Mesmo que não se perceba imediatamente, a rotatividade afeta qualquer negócio, do menor ao maior.

Para se ter sucesso com uma política de endomarketing, porém, é extremamente importante que a organização incorpore a cultura do marketing interno. Nada se faz sem apoio maciço e incondicional da alta direção e adesão total dos empregados. O discurso precisa ter unidade, todos devem falar a mesma língua, vestir a camiseta e jogar pelo mesmo time.

Ninguém cresce sozinho. E fidelizar um funcionário, assim como fidelizar um cliente, é lucro certo. Vale o investimento.

 

*Para participar do concurso, era preciso seguir @cometend no Twitter e mandar um texto, com até 3.000 caracteres (sem contar o título), sobre a importância do Endomarketing para o crescimento das empresas hoje para contato@comunicacaoetendencias.com.br até o dia 05 de maio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Parabéns a vencedora continue nos acompanhando .

  • Andressa Lemes

    Ótimo texto! Parabéns a vencedora e ao site pela iniciativa!

    • Olá, Andressa. Seja bem-vinda ao blog!

      Abraço!

    • Obrigada, Andressa. Seja bem-vinda ao Comunicação e Tendências!

      Abraços!