Por Sabrina Raupp >>

Diferenciar-se está ficando cada fez mais difícil. Algumas empresas até aliam-se a outras para garantir a longevidade da relação com o cliente. Você sabia disso?

Manter um bom relacionamento com clientes e consumidores é essencial para a empresa, tanto para sua imagem, quanto para as vendas e, consequentemente, os lucros. Mas isso não é novidade. Aqui no C&T, nós já falamos sobre Marketing de Relacionamento, sua importância, e até demos dicas sobre softwares de CRM free na internet. Para relembrar, clique aqui. E, como não é novidade, está ficando mais difícil para as empresas diferenciarem-se no quesito relacionamento com clientes.

Num cenário de produtos semelhantes, a experiência que se tem com uma marca pode determinar a continuidade do relacionamento com ela. O atendimento no ponto de venda, a funcionalidade do produto (se ele realmente atende às minhas necessidades ou aos meus desejos), a atenção pós-venda (principalmente em caso de defeito) e o que eu posso ter além do produto em si.

É isso aí. As empresas estão investindo em ações que ultrapassem as paredes de suas lojas, sem sair do seu universo. Ou seja, estão criando maneiras de aproximar o cliente de sua marca, estimulando-o a relacionar-se com outras de mesma filosofia mas de áreas diferentes. Um exemplo é a Chocolates Kopenhagen.

A Chocolates Kopenhagen é uma empresa que existe há 83 anos e sempre foi sinônimo de qualidade e requinte. Mesmo mantendo a tradição, a empresa sabe que deve acompanhar as mudanças e manter-se informada sobre o seu cliente para não o perder para a concorrência. Por isso, criou o seu programa de fidelidade, o Kop Club. Ele era como inúmeros outros programas – conforme o cliente consumisse os produtos da loja iria acumulando pontos que, após x pontos acumulados, obteria vantagens na compra de produtos ou produtos de graça. Como diferencial, a empresa criou chocolates exclusivos para premiar os clientes do programa. Até aí, sem grandes diferenciais. Porém, a empresa reformulou o posicionamento de seu programa. Antes um programa de fidelidade, agora um programa de relacionamentos.

Para oferecer aos seus clientes uma nova experiência, a Kopenhagen criou parcerias com marcas que dividem o mesmo universo de luxo e requinte, assim, quem é do Kop Club também terá vantagens exclusivas nas lojas das parceiras. Marcas como Mini Cooper, Montblanc, Amarula, Rockstter e Unique são exemplos das parcerias que a empresa de chocolates firmou para proporcionar aos seus clientes fiéis uma nova experiência.

A transformação do programa de fidelidade da Kopenhagen não foi resultado de um pensamento repentino “Quem sabe a gente faz isso…”. A empresa pesquisou para saber as necessidades e os desejos de seus clientes nas mais diversas áreas. Isso é resultado de um planejamento que objetiva trazer inovação para a marca, não a deixar envelhecer e fortifica os vínculos com o público estratégico.

Leia também: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/kopenhagen-reformula-kop-club-e-fortalece-acoes-de-relacionamento?page=1&slug_name=kopenhagen-reformula-kop-club-e-fortalece-acoes-de-relacionamento

Fontes das imagens:

Imagem 1: gustavosaraiva.com
Imagem 2: jornale.com.br

 

 

 

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