Por Aline Alquati >>

Recipes

Uma das últimas novidades lançadas pelo Google é a ferramenta de receitas Google Recipe View, que permite personalizar a prcura de receitas no mecanismo de busca. Estou usando há quase dois meses o Google Recipe View e recomendo para os cozinheiros de plantão. É super prático e fácil de achar a receita que estamos procurando. Para ilustrar o funcionamento da ferramenta para nossos leitores, procurei por uma receita de almôndegas.

Ao pesquisar pelo termo meatball e logo após clicar no link Recipes, localizado na barra lateral direita, o Google exibe apenas receitas como resultados da busca. Até aí tudo bem, qualquer portal de receitas faz isso. Mas o Google faz mais: exibe as receitas dos mais diversos sites juntos e com fotos! Porém, o que é mais interessante na ferramenta e que faz o Google Recipe View se destacar dos portais de receitas é uma lista de ingredientes relacionados à receita pesquisada – exibida também na lateral direita – que permite filtrar os resultados, marcando Yes ou No, para adicionar ou excluir ingredientes. Além disso, a ferramenta exibe ratings para as receitas e é possível selecionar o período máximo de cozimento desejado e ainda selecionar o número máximo de calorias. Não é fantástico?

No Google Recipe View podemos pesquisar por receitas, mas também por alguma data comemorativa (Ex.: Christmas), chefe de cozinha (Ex.: Gordon Ramsay), algum tipo de comida (Ex.: vegan food) ou o qualquer outro termo que tenha relação com receitas. Se você não sabe o que fazer para a janta, basta pesquisar pelos ingredientes que você tem na geladeira (Ex.: eggs) ou no armário (Ex.: rice), que você encontrará a receita perfeita! No vídeo abaixo, o chefe de cozinha do Google mostra como ele pesquisa pelas receitas:


Por enquanto, essa novidade está disponível apenas nos Estados Unidos e no Japão. Entretanto, o Google.com, mesmo exibindo resultados em diversos idiomas, não oferece resultados para buscas em português tão precisos como quando utilizamos o Google.com.br. Quem pesquisar por pastel no Google.com, por exemplo, vai encontrar de tudo, menos pastel! E a seleção de ingredientes também só é possível para buscas em inglês. Vamos torcer para que essa novidade chegue logo aos demais domínios e bon appétit.

.

>> Veja também: Como fazer planejamento de Marketing para mídias sociais (Parte 1)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...