28
jul
2011

Internet, Winehouse, Cielo e o poder da Web

Por Emanuela da Silva >>

O assunto da semana é a morte da cantora Amy Winehouse, aos  27 anos de idade, encontrada morta seu apartamento no ultimo sábado. Amy teve uma vida conturbada por escândalos envolvendo agressões, bebidas e drogas. Mas sua voz grave e inconfundível foi  sucesso no mundo todo. Sem dúvida, é uma perda para a música e os amantes de seu estilo.

Amy Winehouse teve o mesmo destino de outros astros da música, o chamando de Club 27  -todos  morreram com esta idade e causas idênticas: Brian Jones, Jimi  Rendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse. Fama, drogas, dinheiro, música e morte. Winehouse é a mais nova integrante deste clube. Seus fãs choram pelo silêncio de uma voz tão bela. A causa da morte da cantora não foi declarada oficialmente. A imprensa noticiou o fato em milhares de sites, agência de noticiais, rádio e canais de televisão, falando também de sua trajetória.

Aproveitando essa comoção internacional, os crakers, e não hackers (a diferença já falamos num outro post), estão enviando um falso link para e-mails com as supostas fotos do corpo de Amy. Assim que o usuário clica, aparece uma janela pop up para baixar um arquivo. O estrago está feito: senhas e documentos importantes ficam expostos à ação criminosa dos crackers. Confira outros detalhes sobre este ataque no link http://bagarai.com.br/hackers-usam-morte-de-amy-winehouse-para-espalhar-virus.html).

E POR FALAR EM ESCÂNDALOS E POLÊMICAS ENVOLVENDO A INTERNET…

Este mês, acompanhamos a decisão da Corte Arbitral de Esporte, que advertiu o nadador brasileiro Cesar Cielo, pego no exame antidoping pelo uso de furosemida. Os rivais do brasileiro se revoltaram publicamente mostrando indignação pela participação de Cielo no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, onde ele conquistou a medalha de ouro.  O gesto do nadador queniano Jason Dunford, desaprovando a vitória de Cesar Cielo, foi elogiado no Twitter por outro rival, Roland Schoeman: “Tiro meu chapéu para o @kenyaSwimmer (Jason Dunford), que mostrou seus verdadeiros sentimentos após a final dos 50m borboleta. Um sentimento compartilhado pela maioria dos nadadores”

O INEGÁVEL PODER DA INTERNET: USE COM MODERAÇÃO.

Nunca as pessoas se comunicaram tanto quanto agora, na era digital. Até mesmo as mais tímidas expressam seus pensamentos, algumas vezes de maneira surpreendente.

O brasileiro aprendeu rápido a teclar. Somos o segundo país do mundo com maior número de blogs, e o segundo que mais sofre com ataques virtuais. De acordo com especialistas, este problema tende a crescer com o aumento das vendas de computadores. A internet é um espaço aberto a qualquer mortal. Mas isso torna-o frágil, pois a mensagem divulgada na rede pode causar sérios transtornos, inclusive na vida profissional. Por exemplo, o número de demissões por conta do uso indevido ou contrário às políticas das empresas aumenta gradativamente. Este tipo de problema vem sendo estudado por pessoas especializadas em comportamento que analisam o perfil do usuário. Outras informações e dicas sobre como usar adequadamente a internet podem ser vistas nesse vídeo:

Brincadeiras na internet podem causar problemas no trabalho

(Matéria veiculada no Jornal Hoje – Rede Globo – 31/03/11)

Devemos aprender a moderar nossas ações, ponderar comentários ou viveremos num eterno conflito virtual com resultados reais. Estamos no meio do processo migratório para a era digital, e é natural que a novidade cause impacto e abale as estruturas sociais. A questão de segurança precisa ser encarada como ponto crucial neste processo. Moderação e bom senso não significam que você será censurado. O princípio básico para uma boa convivência é saber falar sem ofender. Pensando nisso, já está sendo usado um novo  termo:  a “netiqueta” (falaremos sobre ele em outra oportunidade).

Fontes:

http://odia.terra.com.br/portal/ataque/html/2011/7/apos_vitoria_cielo_e_questionado_por_torcedores_e_nadadores_rivais_180032.html

http://www.defesabr.com/blog/index.php/24/06/2011/brasil-e-o-segundo-pais-do-mundo-que-mais-sofre-com-ataques-virtuais/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...