Por Aline Alquati

Hoje iniciamos uma série de posts sobre links patrocinados. Começaremos falando sobre o que são os links e uma noção básica de como eles funcionam.

Links patrocinados são, basicamente, anúncios de texto que aparecem em sites de ferramentas de busca localizados na lateral direita da página ou no topo, destacados com fundo colorido. Eles são anúncios pagos por clique, ou seja, toda vez que o usuário efetua uma busca em uma ferramenta (Google, Yahoo!, Bing etc.) e clica em um link patrocinado, o anunciante paga alguns centavos ou até alguns reais pelo clique.

Destacada em verde está a palavra-chave buscada, em vermelho estão os links patrocinados e, em azul, um link da busca orgânica.

A posição em que esses anúncios aparecem nas páginas de busca é influenciada por diversos fatores (falarei mais sobre eles nos próximos posts), entre eles o valor máximo que o anunciante determina para cada clique. O link patrocinado funciona como um leilão de palavras-chave. Palavras como notebook e notebooks têm um custo por clique muito alto, pois há muitos anunciantes ofertando, então os anunciantes que dão os maiores lances por esses termos de busca aparecem nas primeiras posições.

Antes de iniciar uma campanha de links patrocinados é importante definir estratégias, objetivos e valores. Determinar o foco da campanha ajuda o anunciante a não se perder na hora de escolher os produtos e serviços, o que não é raro acontecer. Muitas empresas iniciam uma campanha com o objetivo de divulgar inicialmente suas marcas, mas após conquistar alguns contatos ou vendas, decidem anunciar tudo o que vem às suas cabeças, muitas vezes até produtos e serviços que não se encaixam em seus mercados consumidores. Por exemplo, uma empresa que fornece serviços de telefonia fixa decide anunciar telefones celulares. Se existem, são raros os casos de usuários que procuraram celulares e contrataram um plano de telefone fixo, e esse tipo de estratégia não vale o investimento.

CUSTO DA CAMPANHA

Também é importante definir o custo da campanha. O valor a ser gasto com cliques faz muita diferença na hora de escolher as palavras-chave e que produtos ou serviços a anunciar. Se o investimento é baixo, o anunciante deve desenvolver a campanha da forma mais específica possível, com palavras-chave relacionadas ao produto (por exemplo, netbook 4567 xyz), que tendem a ter um custo por clique mais baixo pois são menos concorridas. Mas se o investimento é mais alto, o anunciante pode se “dar o luxo” de anunciar algumas palavras mais genéricas, como netbook e netbooks.

O QUE É UMA CAMPANHA DE LINKS PATROCINADOS

Uma campanha de links patrocinados consiste, a grosso modo, em anúncios e palavras-chave. Os anúncios são pequenos “blocos de texto” com título, descrição, URL de visualização, URL de destino e palavras-chave.

O título do anúncio deve ter, no máximo, 25 caracteres (letras, números, pontos, símbolos e espaços). A descrição tem duas linhas de, no máximo, 35 caracteres cada. A URL de visualização é o endereço do site que aparece no anúncio, e tem, no máximo, 35 caracteres. A URL de destino não aparece no anúncio, mas exerce um importante papel nas campanhas, pois é a página para a qual o usuário é direcionado após clicar no anúncio.

A CRIAÇÃO DOS ANÚNCIOS

Na hora de criar os anúncios, deve-se tomar cuidado com espaçamentos e pontuação corretos. Muitos anunciantes “comem” os espaços, abreviam, cortam palavras ao meio, escrevem de forma errada (perdi as contas de quantas vezes eu li apartir ou à partir… alguém tem que avisar esses anunciantes que partir é verbo e antes de verbo não se usa crase!), excedem o número de pontos ou ainda substituem palavras por símbolos (já vi substituírem mas por +). Anúncios escritos com essas características são visualmente horríveis e muitas vezes incompreensíveis.

As palavras-chave são termos relacionados ao que se deseja anunciar, e que devem ser criados sempre pensando no que as pessoas vão buscar nos mecanismos de busca quando quiserem encontrar o que está sendo anunciado. Por exemplo, se eu estou anunciando Netbook 4567 XYZ, devo criar palavras-chave que tenham relação com esse produto, um anúncio específico sobre esse produto e direcionar meu anúncio para a página desse produto.

Na teoria, links patrocinados podem parecer um tanto simples, mas na prática há muitas estratégias que devem ser aplicadas a fim de se obter uma campanha de sucesso. Para saber como iniciar uma campanha, como analisar os resultados e como otimizar a campanha, acompanhe os próximos posts sobre links patrocinados!

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>> Veja também: Métricas no Marketing Digital e Google Analytics: saiba como medir resultados na Internet

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