26
jan
2011

Marketing 3.0: como ele chegou até aqui.

Por Marcus Vinícius Souza

Marketing 3.0 é o novo rótulo para o recente conceito da disciplina.

Em linhas gerais, o foco sai do produto e passa para os consumidores, ou melhor, passa para a satisfação dos consumidores. Os clientes, hoje, estão escolhendo produtos e empresas que satisfaçam suas necessidades mais profundas de criatividade, comunidade e idealismo.

Os profissionais de Marketing deixam de tratar as pessoas como consumidores, e criam um tratamento idealizado no ser humano pleno, com todas suas emoções, surpresas e frustrações. No Marketing 1.0, tínhamos o foco no produto, no 2.0 no consumidor e agora no 3.0, conceito de Kotler,  pretende-se criar um relacionamento que agrade o consumidor de forma única, diferente dos concorrentes.

As mudanças que sempre ocorreram no ambiente macroeconômico também mudaram o comportamento do consumidor. Com isso as estratégias de Marketing também acabam mudando. Pode-se perceber isso de acordo com as três ondas, intituladas por Alvin Tofler, para descrever os momentos econômicos vividos pela humanidade.

Na primeira onda tínhamos uma economia baseada na agricultura, na qual o capital mais importante era a terra; na segunda onda havia a força da era industrial, em que máquinas e fábricas impuseram o Marketing voltado ao produto, que era gerado em grandiosas escalas. E, logo após, tivemos a terceira onda, em que a informação tomou conta da sociedade.

A alta tecnologia se torna capital essencial para o sucesso, e o Marketing volta-se para o consumidor, tendo os bancos de dados e softwares CRM como grandes aliados para as ações.

Mas o mundo atual vivencia a quarta onda, na qual criatividade, cultura, tradição e meio ambiente são os principais fatores relacionados à economia, e, consequentemente, direcionam o planejamento de Marketing das empresas. A lucratividade possui como contrapeso a responsabilidade corporativa, e as empresas diferenciam-se em seus valores, à medida que buscam mostrar para seus consumidores o seu comprometimento com as necessidades de justiça social, meio ambiente e economia: o famoso tripé da sustentabilidade.

Assim, na era da informação, as pessoas deixam de ser apenas consumidoras, mas também passam a ser produtoras do conteúdo das empresas. Logo, alguns itens são fundamentais para a prática do Marketing 3.0:

Cocriação – é o acúmulo das experiências individuais do consumidor, que cria maior valor para o produto.

Comunização – os consumidores se mantêm conectados a outros consumidores e não às empresas, mantendo pontos em comum.

Personalidade – as empresas devem sempre ser verdadeiras e propiciar experiências que representem de fato suas alegações, seja na identidade da marca, na integridade da marca ou na sua imagem.

Fonte:

Abaixo, compartilho um slide que fala da transformação que o Marketing vem sofrendo, passando-se a aplicar ações envolvendo a mente, o coração e o espírito das pessoas.

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  • Fala jovem Marcus,

    Sou um interessado e apaixonado por marketing 3.0, e sempre fui pelo marketing em si também.

    Ando buscando sempre mais informações sobre o assunto e encontrei sua postagem. Explicação melhor, impossivel. Tirarei algumas referências para as minhas futuras, ok? (gostei bastante do slideshare q encontrou tb!)

    Caso interesse, veja o meu site também, que falo basicamente sobre o marketing mais “humanista”. E mto que falo, é sobre o marketing 3.0.

    (minha ultima postagem sobre o assunto: http://mkt4pontozero.blogspot.com/2011/01/o-que-e-marketing-30.html)

    Abs!

    Ricardo Roesler

    • Opa!
      Que bom que gostaste do post! Marketing digital e web 3.0 são assuntos que tb cada vez mais me apaixono e procuro me informar.
      Para mim é uma honra quando blogueiros e estudiosos do assunto trocam comentários, e mais ainda quando utilizam o que escrevo para aumentar o conteúdo na web sobre a disciplina.
      Gostei bastante do conteúdo e do layout do teu blog! Já estás na lista de favoritos. Sempre que puder, também acessa o Comunicação e Tendências (www.alanabrinker.wordpress.com). Muito conteúdo sobre marketing 3.0 deverá ser publicado por aqui.
      Prazer, cara.
      Abs.