05
mar
2012

Por que as mulheres adoram sapatos?

Por Leonardo Fleck >>

“Quando coloco o sapato certo, no momento certo, me sinto segura.” E você, por que compra sapatos?

No universo da comunicação não verbal, sabe-se que o corpo emite mensagens constantemente; o corpo fala. Quando alguém tem interesse em um assunto, o corpo se inclina para o lado, cruzam-se as pernas para o lado do interlocutor, se mantêm contato visual com mais frequência, entre tantos outros códigos não verbais que transmitem uma mensagem. De forma semelhante, as roupas também comunicam aquilo que somos e o que queremos ser. Quando nos vestimos, fazemos isso para pertencer a um determinado grupo, para mostrar que cuidamos bem de nós mesmos e, às vezes, para conquistarmos aquela vaga que tanto queremos.  Construímos nossa identidade através da maneira como nos vestimos.

Com o objetivo de investigar os valores que as mulheres atribuem aos sapatos, item fundamental da vestimenta feminina, foi elaborada uma pesquisa na qual foram feitas 20 entrevistas em profundidade com mulheres entre 20 e 60 anos, e com sete especialistas (diretor de marketing, diretor de produto, presidente da empresa e quatro designers) de uma empresa da indústria do polo calçadista situada no Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul.

O resultado da pesquisa mostra que o uso do sapato remete às diversas funções exercidas pela mulher moderna. Quando precisam correr bastante no dia a dia, a preferência é por um calçado confortável e que a acompanhe durante as múltiplas atividades do dia. O design também é fundamental. A mulher escolhe o sapato que combina com ela, que a valorize. “Quando coloco o sapato certo, no momento certo, me sinto segura”, diz uma das entrevistadas. O salto foi um atributo muito mencionado, melhorando a postura, garantindo elegância e sensualidade. Estes são os atributos mais citados, que levam ao bem-estar, fazem a mulher se sentir diferente, mais elegante e mais atraente. Finalmente, estas consequências de usos levam aos valores de autoestima, inserção social e poder.

Vida Fashion – Mulheres e Sapatos (Matéria do Jornal Hoje – Rede Globo – veiculada em 01/05/2009)

A compreensão destes valores é mais uma fonte de consulta que pode auxiliar os produtores de calçados na geração de insights para a criação de modelos com atributos que atendam a estas necessidades intrínsecas das mulheres. Outros que podem se beneficiar deste tipo de informações são os profissionais de Comunicação e Marketing, que podem usá-las na criação de suas campanhas e na formação do briefing.

Referências:

Caroline Duschitz, Leonardo Fleck, Marcela Serro, Soraia Schutel. Um estudo exploratório comparativo sobre os valores femininos associados aos sapatos. Fevereiro de 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGA/EA. Artigo apresentado na disciplina de Pesquisa em Marketing.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Pezaobg

    Adorei o artigo e realmente é assim que as mulheres se sentem quando adquirem um novo sapato,poderosas,sensuais,maravilhosas.E abrirmos mão de algum que já possuimos realmente fica dificil.

    • Leonardo Fleck

      É verdade… O sapato traz consigo uma série de benefícios. Como uma peça tão pequena pode causar um impacto tão grande?

  • Pezaobg

    Na verdade o sapato faz parte da mulher,podemos estar vestidasde uma maneira mais simples mas se olharmos para baixo e não nos sentirmos lindas nos pés somos capaz de trocarmos todo o visual.Mana.

    • Leonardo Fleck

      Com Certeza! O sapato é fundamental na composição do vestuário da mulher. É realmente como você comentou. Em alguns casos o sapato passa a ser a peça principal!