02
maio
2012

Saiba qual a finalidade de cada tipo de evento.

Por Maria Alana Brinker >>

Saber que tipo de evento você está organizando ajudará na construção dele, na escolha dos fornecedores, no planejamento da divulgação e na criação de metas. Para determinar de que tipo é o seu evento, é preciso saber quais são os objetivos dele antes de tudo.

Para que servem os eventos? A resposta para esta pergunta pode parecer óbvia, mas não é. Se pensarmos em eventos mais comuns e simples de organizar, como aniversários, casamentos, encontros entre amigos etc., fica fácil pensar
para o quê cada um serve. No entanto, quando se tratam de eventos ligados a uma empresa, sua finalidade está vinculada à classificação que atribuímos a ele.

Trabalhar com eventos é uma atividade que requer algumas qualidades e habilidades do profissional, como: ser organizado, ter calma, saber planejar, ter jogo de cintura, saber trabalhar com as informações estrategicamente, ser criativo e saber negociar. Além disso, é preciso saber trabalhar em equipe e conduzir todos a desempenharem suas funções da melhor maneira possível.

Ao contrário do que muitos pensam, os eventos de caráter profissional estão intimamente ligados à Comunicação e ao Marketing, e possuem os elementos das quatro áreas promocionais: Propaganda, Venda Pessoal, Relações Públicas e Promoção de Vendas.

COMO SABER O TIPO DO SEU EVENTO

Saber que tipo de evento você está organizando ajudará na construção dele, na escolha dos fornecedores, no planejamento da divulgação e na criação de metas. Para determinar de que tipo é o seu evento, é preciso saber quais são os objetivos dele antes de tudo. De acordo com Giacaglia (2003, pág. 19), se o seu evento é de:

1 Propaganda, os objetivos dele devem estar entre:
– tornar um produto cada vez mais conhecido;
– aumentar o consumo:
– atrair uma nova categoria de consumidores:
– modificar a imagem da marca.

2 Promoção de Vendas, os objetivos dele devem estar entre:
– obter uma reação de compra imediata;
– visar o curto prazo;
– desestabilizar os clientes fiéis à concorrência.

3 Marketing Direto, os objetivos dele devem estar entre:
–  vender diretamente ao consumidor;
– reativar clientes e prospects através de contatos diretos.

4 Publicidade, os objetivos dele devem estar entre:
– informar o consumidor;
– criar a imagem da marca;
– criar demanda;
– visar o longo prazo.

Após a definição dos objetivos, já é possível começar os primeiros passos para a organização do evento. Mas isso fica para o próximo post, ainda neste mês. Aguarde!

Referência:

Giacaglia, Maria Cecília. Organização de Eventos: Teoria e Prática. São Paulo, Ed. Cengage Learning, 2003.

 Leia também: 9 coisas que valem ser feitas num evento (e na vida também)

 

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