Por Gracielle Guedes >>

O assunto já está mais do que divulgado, mas a verdade é que nunca é demais alertar sobre como deve ser o comportamento das empresas em relação ao que seus clientes falam sobre elas nas redes sociais. Esse monitoramento deve ser feito quase que constantemente para que as devidas providências possam ser tomadas rapidamente.

Hoje, qualquer indagação de algum cliente insatisfeito com sua empresa pode se transformar em um viral e acabar abalando a sua imagem. Portanto siga algumas dicas e saiba como se portar diante de tal situação.

  • Primeiramente, verifique se aquela pessoa pode ser um provável formador de opinião, tentando descobrir quantas pessoas o seguem ou quantos internautas ele possui nas suas redes sociais e podem visualizar o que ele posta. A partir daí você decide qual rumo seguir.
  • Se for uma pessoa influente nas redes sociais, procure respondê-la de imediato. Se foi um problema ocasionado pela empresa, peça desculpas e ligue posteriormente para o cliente para reforçar o pedido. Responda sempre se colocando no lugar do consumidor e mostrando soluções para a resolução do ocorrido. Se a pessoa estiver faltando com a verdade, de forma alguma coloque nas redes sociais que ela está mentindo. Apenas mostre, com provas para os internautas, qual é a forma correta.

  • Se for uma pessoa que não é influente nas redes sociais, procure também responder. Mesmo sabendo que não é uma pessoa formadora de opinião, ela possui uma rede de contatos (amigos, parentes etc.). Faça uma pesquisa com o nome da sua empresa pra ver se aparece a reclamação nas buscas. Porém, dificilmente irá ocasionar algum dano à sua imagem.

Um ponto importante no mundo das redes sociais: sempre procure falar a linguagem do internauta. Jamais busque termos técnicos e linguagem difícil. Aja de uma forma séria, mas ao mesmo tempo “descolada”.

Estas e outras situações demonstram que hoje nenhuma empresa pode abrir mão de um profissional que fique responsável pelo monitoramento de blogs, Twitter, Facebook, entre outros. A imagem empresarial só tende a ganhar.

Fonte da imagem: www2.prnewswire.com.br

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