16
jan
2010

Afinal, o que é Endomarketing?

Por Maria Alana Brinker >>

Há duas semanas, estava sentada no banco de um shopping lendo Endomarketing de A a Z (da Analisa Brum), quando um senhor, aparentemente com mais de 60 anos, aproximou-se de mim e perguntou:

– O que é Endomarketing?

Neste momento fiquei surpresa, mas pensei: por que não explicar? Então, procurando ser o mais sucinta possível, lá fui eu:

Endomarketing é o emprego de estratégias geralmente utilizadas pelo Marketing, só que com o objetivo de difundir informações para o público interno da empresa (funcionários, terceirizados, acionistas, fornecedores, …), e não para os clientes. Por exemplo, ao invés da gente apenas mandar um e-mail ou uma circular (citei este exemplo porque lembrei que a utilização da Intranet é recente no mundo empresarial) para todos os funcionários contendo uma determinada  informação em forma de texto, criamos uma campanha, elaboramos cartazes, folders, uma matéria na revista da empresa etc. Enfim, Endomarketing é o emprego de recursos que deixam a Comunicação Interna mais atraente, para facilitar o entendimento e a memorização das informações.

– Ahhh, claro. Endo significa para dentro, algo interno. Mas este termo é novo, né guria? Eu nunca ouvi falar disso.

– É, ele é recente sim.

– E tu já trabalhou ou trabalha com Endomarketing?

– Sim.

– Tu trabalha?

– Aham.

– E na empresa em que tu trabalha tem isso?

– Tem. Aliás, penso que todas as empresas deveriam trabalhar com isso também.

– Ah é? Por quê?

– Porque a prática de ações de Endomarketing, quando bem planejadas e alinhadas com os objetivos empresariais, ajuda as pessoas que trabalham na empresa a sentirem-se parte dela, a estarem mais bem informadas e, consequentemente, a sentirem-se mais valorizadas e motivadas. Isso é muito importante, porque a motivação sempre reflete na qualidade do serviço, e isso aparece para os clientes.

– É, com certeza! Sabes que já trabalhei na ADVB e tive muito contato com Marketing. Por isso perguntei o significado do título do teu livro.

A conversa prosseguiu por mais alguns minutos, até chegar o horário do meu compromisso. Mas, com certeza, assim como este senhor, muitas pessoas ainda não sabem o que é Endomarketing. Para falar a verdade, nem sabem ao certo o que é Marketing.

Caro leitor, inspirada nesta conversa, inicio hoje a série de posts que tentarão esclarecer dúvidas e promover o debate sobre o significado e a importância do Marketing e de seus desdobramentos (Buzz, Guerrilha, Direto, Luxo, …). Acompanhe semanalmente o blog e deixe suas sugestões, opiniões e críticas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Bem legal essa conversa. Acho que o senhor queria te testar hahahaha. Já no aguardo da série.

    MATEUS

  • Maria Alana

    Hehehehe. Pode ser. Mas acho que ele não sabia mesmo, porque o termo é bastante novo – surgiu em 1990, e se popularizou somente alguns anos depois.
    Abraço!

  • O termo é novo para ações que já se praticam há tempo nas empresas que valorizam sua comunicação interna e entendem realmente o que significa marketing.
    O senhor da história provou que é discutindo que provocamos reações e resultados, como a série de posts que está por vir.

    Abraços e parabéns pelo blog!

    • Maria Alana

      Gabriel,

      Muito legal teu site!
      Continue acompanhando a série de posts para levarmos mais longe esta discussão sobre a importância e os conceitos do Marketing e seus desdobramentos.

      Abraço!

  • Gosto do tema “Endomarketing”, embora o tema seja “novo” pouco se ensina nos cursos de comunicação, muita gente sai da faculdade sem conhecer o que é. Durante meu 1º ano de Publicidade, desenvolvi uma pesquisa de Endomarketing com estudo de case e obtive pouquíssimo material, tenho certeza que a série de posts irá colaborar.

    Abraços

    • Maria Alana

      Gisleine,

      Realmente, é uma pena que os currículos acadêmicos ainda não contemplem bem este tema, mas acho que isso também é questão de tempo, já que os investimentos em Endomarketing em muitas empresas, apesar de ainda estarem engatinhando, aumentam. O fato é que muitos empresários e executivos pensam que basta “jogar” as informações para os funcionários, e eles que se virem para entendê-las. Quando, na verdade, nós Comunicadores e profissionais conscientes sabemos que a Comunicação Interna, assim como as ações de Endomarketing, têm que ser planejadas para alcançarem a devida efetividade.

      Continue acompanhando a série de posts para podermos discutir mais sobre o assunto.

      Abraço!

  • Pingback: A Origem do Marketing « Comunicação e Tendências()

  • Pingback: Marketing de Relacionamento e CRM: descubra o que seu cliente realmente quer! « Comunicação e Tendências()

  • Sabrina Raupp

    Maria, realmente a prática do Endomarketing é essencial no relacionamento com os colaboradores. Sabes, que quando entrei na faculdade rejeitava o termo por relacionar marketing a lucro/dinheiro. Estudando um pouquinho mais, comecei a perceber que existem diversos tipos de “lucros”. A satisfação de um funcionário reflete na melhor realização de suas funções, e isto, só traz benefícios para a organização – se traz benefício, é lucro.

    Maria,
    Parabéns pelo blog!
    Bjos

    • Maria Alana

      É isso aí, Sabrina. Esta é a visão que nós, comunicadores, precisamos passar para os diretores, donos de empresas, superintendentes etc., porque não adianta investir em publicidade e relações públicas com o público externo se o público interno não é valorizado e não desempenha suas funções corretamente. Para isso, é preciso investir em ações de comunicação interna, pesquisa de satisfação e de clima e estudo de cargos e salários.

      Obrigada pela colaboração! Beijão!!!

  • Pingback: Marketing Político: pão e circo não são mais o foco! « Comunicação e Tendências()

  • Priscila

    Nossa vc n sabe como foi otima sua explicacao me fez entender enfim o que e endomarketing com um simples fato.

    Valeu bjs

    • Maria Alana

      Que bom que consegui te ajudar, Priscila! Este é o objetivo do blog: compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas.

      Bjs!

  • Pingback: Entrevista com Analisa Brum: por que o Endomarketing é uma forma de fazer Comunicação Interna. « Comunicação e Tendências()

  • Magali

    Muito boa a explicação. Simples, prática e direta.

  • Muito bacana seu texto. Simples e direto, com base no que a Analisa desenvolve em seus livros. Gostei bastante. Parabéns.

    • Que bom que tu gostaste, Adriana. Seja bem-vinda ao Comunicação e Tendências. Abraços!