19
jul
2010

SEO: o que é e como fazer

Por Marcus Vinícius Souza >>

Certamente, quem está direta ou indiretamente ligado aos assuntos da comunicação online já ouviu falar em algum momento sobre SEO. Seja numa palestra, num post ou no comentário de profissionais que atuam em agências digitais. Essa é uma sigla que vem ganhando cada vez mais força na web.

SEO significa Search Engine Optimization, e pode ser conceituado como um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicas) nos sites de buscas (como Google, Yahoo, Bing).

Uma boa estratégia de SEO possui valia tanto quantitativa quanto qualitativa, pois pode melhorar o número de visitantes, assim como a qualidade dos visitantes (indico a leitura sobre a importância da qualidade no post da Mariana Oliveira, no blog Ocappuccino). Nesse caso, qualidade significa maior conclusão de ações esperadas pelo proprietário do site: comprando, assinando, aprendendo algo etc.

COMO FAZER

De uma forma básica e simples, o consultor de marketing digital e autor do livro “A Bíblia do Marketing Digital”, Cláudio Torres, coloca algumas formas de se fazer inicialmente o SEO, melhorando a posição nas ferramentas de busca, mesmo sem entender muito a linguagem HTML:

1. SEO pra quem?

O importante não é só aparecer em primeiro lugar nas buscas do Google, mas sim estar entre os primeiros na maioria das buscas para o consumidor. É necessário antes de tudo se pensar quem é o seu consumidor e como ele irá buscar por sua empresa no Google. Faça uma lista de palavras e frases que você acredita serem as mais importantes para o seu negócio. Concentre-se em cinco buscas no princípio.

2. Onde estou no Google?

Insira as palavras definidas no item 1 no Google e veja se o seu site aparece na primeira ou na segunda página. Veja em quais buscas a posição necessita ser melhorada. Clique nessas buscas e observe o seu site, e compare com os concorrentes que estão bem posicionados, para verificar o texto e a estrutura deles.

3. Como apareço no Google?

O Google apresenta como resultado da busca só quatro linhas : o título, a descrição e o link. O que aparece nesse momento é fundamental para que seu consumidor tome a decisão de clicar no seu link e ir para seu site.

O título vem do metatag <title> que se encontra na sua página e que aparece para você na primeira linha no topo do seu browser. Se o título da sua página no Google não for atraente e explicativo, é melhor que você mude com urgência.

Já a descrição tem duas origens, ou o metatag <description> ou o texto da página. É importante identificar isso e ajustar um dos dois.

A única coisa que não se tem controle é o link. Por isso é interessante trabalhar nas páginas que já estão posicionadas para aproveitar o que já está construído.

4. Melhorando a página?

Nessa etapa é essencial trabalhar na palavra-chave para se aumentar o número de vezes que ela aparece no texto para que o Google a considere mais relevante. Deve-se manter um bom conteúdo através de um bom texto. Se o texto for ruim, o consumidor deixará o site, mesmo que ele esteja bem posicionado.

5. Mantendo a vigilância

Uma vez por mês faça tudo de novo. Repita a pesquisa do item 2, a análise do item 3 e a intervenção na página do item 4. Observe o que melhorou e o que não melhorou. SEO é uma repetição constante.

6. Checklist de SEO?

Ações concretas de SEO e definir o que fazer:

  • para cada busca ajuste o metatag <title> e insira em cada uma das páginas um título atrativo e esclarecedor, que chame a atenção do consumidor e que diga o que você oferece;
  • para cada busca, ajuste o texto que aparece no Google. Não mude tudo. Vá diretamente no parágrafo que aparece e faça pequenas mudanças, sempre mantendo as palavras-chave, mas fazendo com que a parte que aparece fique mais clara para o leitor;
  • turbine sua página incluindo mais da palavra-chave que aparece na busca, mas mantenha a qualidade do texto;
  • se você não encontrar sua empresa em uma busca importante, crie uma página só para esta palavra-chave, e trabalhe com os conceitos acima;
  • faça tudo de novo uma vez por mês.

7. Além disso, o que mais importa no SEO?

  • Crie conteúdo útil e relevante para pessoas, não para as ferramentas de buscas.
  • Crie conteúdo em volume suficiente para que você seja encontrado.
  • Tenha uma lista mínima de palavras relacionadas a seu planejamento de conteúdo e ao comportamento do consumidor e garanta que estejam na maioria dos textos.
  • Garanta que quem tenha criado seu site ou blog gere um arquivo chamado sitemap.xml, que é um mapa do site no formato Google Site Map.
  • Garanta que partindo da página principal seja possível chegar a todas as páginas de seu site por meio de um caminho com hiperlink em texto (HTML).
  • Use as ferramentas do Google, como o Google Webmaster Tools (Ferramentas para Webmasters), para verificar se seu site está sendo corretamente varrido.
  • Use para escrever, publicar e gerenciar seu conteúdo alguma ferramenta que seja otimizada para ferramentas de busca, como o WordPress. Isso economiza tempo e dinheiro.
  • Crie ações nas mídias sociais para que sites e blogs reproduzam seu conteúdo e citem a fonte. Os links para o seu site ajudam no seu posicionamento no Google.

Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/SEO;

http://www.seomarketing.com.br/resultados-naturais.html;

http://www.claudiotorres.com.br/2010/03/05/marketing-digital-como-fazer-seo-de-forma-simples-e-pratica/.

.

>> Veja também: A Cauda Longa: da massa para o nicho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Pingback: SEO: o que é e como fazer « Comunicação e Tendências | Rede Banner()

  • Grande pesquisa. Parabéns. Ótimo conteúdo. E valeu por linkar o texto da @marianarrpp aqui.

    Mateus
    @ocappuccino

    • De nada, Mateus! É ótimo poder contar com conteúdos de qualidade como os presentes nos textos do Ocappuccino.

      Abraço!

  • Lendo com mais calma, o item 6 me pareceu confuso. Pode explicar melhor Marcus, até porque me interessei muito pela forma como exemplificou.

    Mateus
    @ocappuccino

    • Marcus

      Mateus,

      O item 6 se refere ao check list de ações que garanta que vocês está usando o básico. A busca referida diz respeito à palavra-chave que vais utilizar. Ajustando-se essas palavras no title e na description, as tuas chances de ter a página visitada são maiores. Recomendo o google adwords para selecionar as melhores palavras quando estiveres em dúvida. Ajustar o texto também significa ir trocando constantemente as palavras-chave dentro de um site, conforme o adwords aponte como mais popular no momento. A dica final do item seria a de incluir no site uma página com um bom texto e várias das palavras-chave inscluídas nele, para tentares ver a diferença de como o teu site apareceria mais nas buscas. Também pode-se fazer esse teste somente trocando as palavras-chave de um antigo e postá-lo novamente.

      Espero ter ajudado.

      Abs.

  • Pingback: Tweets that mention Leiam meu post em Comunicação e Tendências "SEO: o que é como fazer": -- Topsy.com()

  • Muito interessante o seu post Marcus , parabéns !
    O SEO apesar de muito importante as vezes é esquecido sendo que a qualidade da informação é primordial ao utilizarmos de Web Mídias.
    Valeu ressaltar a importância dessas estratégias no seu post !
    Muito bom !

    • Marcus

      Obrigado, Marina. O assunto sobre SEO além de me interessar bastante, também é bastante extenso. Pretendo compartilhar mais sobre o assunto.

      Abs.

  • Pingback: Saiba como fazer das Redes Sociais uma grande aliada da sua empresa. « Comunicação e Tendências()

  • WOW! This really gave me a lot to think about! I really appreciate the info.
    A while back I tried to blog for seo friendly. I continue to read posts such as this in search of a ‘winning formula’

  • Pingback: Sustentabilidade Starts With You… se te permitirem! « Comunicação e Tendências()

  • Pingback: Sustentabilidade Starts With You… se te permitirem! | Comunicação e Tendências()

  • Renan Jorge

    Essa publicação mostra como o SEO atua em diferentes frentes em relação a otimização dos sites. Muito Interessante. Conheço essa empresa de SEO, Gazon Comunicação http://www.gazoncomunicacao.com

  • Muito interessante! É bom ler um texto como esse e repensar no que estamos fazendo! Minha dúvida (que se aplica a minha situação) eu tenho um site novo ( http://www.lojavirtualpiracicaba.com.br ), usando os conceitos de SEO fico bem posicionado com algumas palavras chave, mas o resultado é sempre melhor no Bing e no Yahoo do que no Google. Isso é relativo ao meu PageRank e a quantidade de backlinks? Apenas o Google usa essa variável? Isso condiciona um site novo, mesmo que com conteúdo e relevância a primeiro a fazer esse trabalho para conseguir uma melhor colocação?

    Obrigado!

    Marco
    http://www.lojavirtualpiracicaba.com.br

  • Pingback: Como criar um blog Classe A+ | Rede dos Blogueiros()