08
jun
2011

Como e quando fazer Media Training

Por Maria Alana Brinker >>

Quem já passou por uma crise e precisou lidar com a imprensa sabe que fazer Media Training é fundamental para todo porta-voz que queira se posicionar bem diante das câmeras e manter um bom relacionamento com os jornalistas. Mas, o que de fato é um Media Training?

A palavra media vem do inglês e significa mídia. Refere-se não somente aos meios de comunicação como rádio, televisão, jornais, revistas etc., mas à imprensa como um todo. Training também vem do inglês, e quer dizer treinamento, formação, instrução. Ou seja, Media Training é o treinamento destinado a pessoas que queiram e/ou precisem aparecer na mídia, seja como porta-vozes, artistas, políticos etc.

QUEM PRECISA

Falar é seu forte? Você é carismático, tem vários amigos e possui facilidade em conversar com as pessoas? Bem, estas habilidades podem não adiantar muito se você gaguejar, não falar as palavras certas e tiver uma postura ruim frente às câmeras. Agora, some a essa situação um bando de jornalistas fazendo perguntas que você não sabe ou não pode responder. Parece complicado? Então você precisa de um Media Training.

QUANDO FAZER

Eu estaria mentindo se mostrasse aqui um modelo pronto desse treinamento, porque não existe. Ele deve ser adaptado a cada situação e às necessidades do cliente. No entanto, existem duas ocasiões mais comuns onde ele é requisitado: a primeira é para porta-vozes inexperientes, ou seja, que tiveram pouco ou nenhum contato com a imprensa e precisam aprender a se relacionar com ela. A segunda é para porta-vozes já atuantes, que pretendem apenas se aperfeiçoar e estar preparados para qualquer situação que exija um rápido posicionamento perante os jornalistas.

COMO FAZER

Aparecer na imprensa (tanto online como offline) ainda é um dos melhores caminhos para a divulgação, mas requer preparo. Por isso, aí vão algumas dicas para realizar um treinamento de mídia:

– Prepare uma lista de possíveis perguntas que os jornalistas poderão fazer. Elas variam de acordo com o contexto (crise, divulgação, esclarecimento, campanha eleitoral, …).

– Providencie uma câmera para filmar a pessoa dando as respostas, e grave a voz também. Assim, é possível verificar se há palavras mal pronunciadas ou repetidas, se a postura foi adequada e se existem cacuetes e gestos que podem ser eliminados para não prejudicar a filmagem e nem desviar a atenção do público.

– Evite empregar, se possível, termos técnicos ou rebuscados demais, de pouco entendimento para as pessoas leigas no assunto que está sendo tratado.

– As roupas e os acessórios utilizados para a aparição em frente às câmeras devem condizer com a imagem que se deseja transmitir.

No artigo Quem precisa de Media Training você também pode conferir dicas da jornalista e especialista no assunto Áurea Regina de Sá.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...